Nos meses de Julho e Agosto, a percentagem de spam enviado para Portugal fixou-se entre os 94,73 e os 97,33 por cento, diz a AnubisNetworks referindo que a maioria das mensagens provêm dos Estados Unidos.

Entre Julho e Agosto, o volume de correio electrónico vindo dos EUA aumentou quase 4,6 por cento, fixando-se nos 16 por cento do total em circulação.

A lista dos países que mais difunde spam para Portugal prossegue com a Turquia e a Rússia a ocuparem o segundo e terceiro lugar da tabela. Os registos da AnubisNetworks indicam que em Julho 6,57 por cento dos emails recebidos, um valor que desceu para os 5,64 por cento e colocou ao país na terceira posição em Agosto.

Já a Rússia registou o comportamento, passando dos 6,26 por cento para os 7,26 pontos percentuais, o que lhe valeu o segundo posto na lista dos principais emissores de spam para Portugal em Agosto.

Países como Brasil, China, Reino Unido, Colômbia, Argentina e Coreia do Sul compõem o meio da tabela com valores de emissão a oscilarem entre os 2,63 e os 5,68 por cento e os 2,64 e os 4,74 por cento e Agosto, respectivamente.

Já o final da tabela é ocupado por Portugal e Espanha que registaram quotas de emissão inferiores a 2,6 por cento.

Os registos referentes ao fluxo de spam em circulação mostram que, durante os fins-de-semana foi visível uma diminuição de tráfego legítimo, provocando consequentemente um aumento dos valores percentuais de mensagens de correio não solicitado durante estes períodos.

Por fim, os vírus foram responsáveis por apenas 0,20 por cento do número de total de mensagens em Julho, enquanto que Agosto não registou qualquer percentagem de vírus no total do tráfego de correio electrónico.