A SpaceX espera que o serviço de Internet da Starlink, cuja versão Beta já está disponível em 11 países, seja capaz de fornecer cobertura a nível global já neste ano.

Citada pela Reuters, Gwynne Shotwel, presidente da SpaceX, indicou durante uma intervenção numa recente conferência tecnológica do Macquarie Group que a empresa já conseguiu enviar para o Espaço cerca de 1.800 satélites da constelação Starlink.

Assim que os equipamentos alcancem a sua órbita operacional, será possível ter uma cobertura global contínua, algo que se prevê acontecer em setembro. Porém, a responsável frisou que para a SpaceX conseguir alcançar o objetivo precisa primeiro da aprovação dos reguladores dos países onde pretende operar.

Em fevereiro deste ano, a SpaceX deu a conhecer num documento submetido à Federal Communications Commission (FCC) nos Estados Unidos que mais de 100.000 utilizadores se tinham inscrito no programa de testes Beta do serviço de Internet. Já em maio a empresa revelou que o número tinha subido para 500.000.

No mesmo mês, a SpaceX anunciou uma parceria com a Google com vista à utilização dos serviços de Internet da constelação Starlink para fins empresariais. A Google Cloud pretende utilizar a rede nos seus serviços na "nuvem", aplicações e dados, beneficiando da grande velocidade da largura de banda de internet e cobertura global na otimização da sua infraestrutura.

A empresa de Elon Musk vai alocar as estações terrestres, ligadas aos mais de 1.500 satélites já lançados, aos data centers da gigante de Mountain Vew, para fornecer ligação segura e de baixa latência. Nesse sentido, a Google pretende conectar os negócios e consumidores à cloud e internet, permitindo entrar qualquer aplicação crítica para qualquer localização.

Recorde-se também que, neste ano, a SpaceX revelou as suas ambições de dar mobilidade à Starlink, de modo a que o seu serviço de Internet pudesse ser usado em grandes veículos, barcos e aeronaves, com Elon Musk a revelar que a Starlink poderá tornar-se “totalmente móvel” até ao final de 2021.