A Google decidiu não renovar as imagens que suportam o serviço de vistas de rua (Street View) do Google Mapas, na Alemanha. As imagens de cerca de 20 cidades que já se encontram online vão continuar disponíveis, mas a empresa não pretende actualizar estes conteúdos e nem diversificá-los.


Vale a pena recordar que desde o lançamento do Street View que a Google tem tido problemas na Alemanha. Questões de privacidade dos utilizadores foram levantadas desde a primeira hora e a justiça foi chamada a pronunciar-se sobre o direito da empresa de Internet para recolher imagens de casas, automóveis e pessoas.


Há algumas semanas o supremo deu a conhecer uma decisão sobre o caso, considerando que tirar fotografias a partir das ruas não pode ser considerada uma ofensa à privacidade. Mesmo assim, a empresa mudou de planos para o país e decidiu que a prioridade de negócio passa a ser a recolha de informação como nomes de ruas ou sinais de trânsito. Objectivo "melhorar os mapas que disponibilizamos aos nossos utilizadores de forma idêntica ao que fazem outras empresas de mapas", explicou um porta-voz da empresa. É ao serviço destes objectivos que os carros da Google passam agora a circular nas estradas alemãs.


Para além da Alemanha, o Street View tem gerado polémica em diversos outros países. As questões da privacidade estão sempre no centro da discórdia, embora a Google garanta o uso de tecnologias para desfocar rostos, matrículas e outra informação sensível.

Quando o sistema automático não funciona correctamente, o utilizador tem ainda a possibilidade de requerer à empresa uma edição de imagem mais aprimorada, que corrige desfocagens menos eficazes.

Um dos últimos países onde o tema foi notícia foi na Suíça, que também levou o caso a tribunal. A decisão judicial, conhecida na semana passada, impõe à empresa de Internet medidas mais efectivas no disfarce de dados que permitam identificar pessoas, veículos e outra informação relevante.