As políticas definidas pelos administradores de sistemas das empresas não são normalmente muito liberais quanto à quantidade de mensagens que podemos guardar nas nossas caixas de correio, limitando também a dimensão dos ficheiros anexados que podem ser enviados. Neste campo os serviços de webmail têm ganho adeptos ao "alargarem os cordões da bolsa de armazenamento" mas nem sempre são a solução certa para o envio de ficheiros de tamanho XXL.

Em alternativa surgiram outros serviços web especializados em permitir a troca de ficheiros entre utilizadores sem recorrer a FTP, facilitando o upload de documentos e avisando o destinatário através de uma mensagem de correio electrónico do endereço onde podem descarregar o ficheiro.

O YouSendit é um dos mais conhecidos, com diversas modalidades à disposição dos utilizadores individuais e empresas. O envio de ficheiros até 100 MBytes é gratuito, mas o limite mensal é de 1 GByte. Se precisar de usar mais do que este tráfego pode optar por contas de assinatura paga, como o YouSendit Pro que custa 9,99 dólares por mês e permite enviar ficheiros de 2GBytes ou os planos Business e Corporate, com custos de 29,99 dólares e a partir de 99,99 dólares mas neste caso sem limite de envios por mês.

Os assinantes têm ainda outras vantagens, como a possibilidade de proteger o download com uma password, ou receberem avisos sobre a descarga dos ficheiros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448379.gif

Outra das possibilidades é o DropSend que permite enviar documentos com 1 GByte gratuitamente, conjugando também o alojamento online de 250 MBytes. O limite são 5 envios por mês. Nas contas pagas a dimensão do ficheiro a enviar aumenta, assim como o espaço de armazenamento e até o número de utilizadores que podem usar a mesma conta. Os preços para estas subscrições variam entre os 5 dólares para o pacote básico e os 99 dólares para o pacote empresarial.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448380.gif

O serviço pode ser usado a partir da página web, sem instalação de software, ou de uma aplicação instalada no desktop, permitindo a transferência com um simples arrastar do ficheiro e funcionando em ambientes Windows e Mac.

Menos conhecido, mas até mais fácil de utilizar, o zUpload é baseado num applet Java e é completamente grátis, permitindo um número ilimitado de transferências e ficheiros até 500 MBytes. Cada ficheiro tem um endereço web único e está disponível durante trinta dias para download.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448381.gif

O zUpload é também menos "profissionalizado" e não avisa directamente o destinatário do ficheiro - o que até pode ser mais interessante em termos de privacidade. Quando o upload do ficheiro termina o utilizador é informado online sobre o endereço web onde ele fica residente, podendo depois partilhá-lo com quem quiser.

Uma última nota de cautela: se quer partilhar ficheiros importantes e confidenciais - daqueles que quer que sejam vistos mesmo só pelos destinatários - é melhor cifrar os documentos antes de os enviar ou mesmo evitar este tipo de serviços. É que como diz o ditado "cautela e caldo de galinha ..."