O metaverso está em voga. Para lá da visão da Meta, conhecida anteriormente por Facebook, também outras empresas estão a apostar nesta fusão entre mundo físico e virtual. A Decentraland, por exemplo, tem o seu próprio metaverso baseado na tecnologia de Blockchain e está a vender terrenos virtuais e outros itens sob a forma de NFTs. Ainda nesta semana 116 lotes foram comprados por um preço recorde equivalente a 2,4 mil milhões de dólares.

A compra foi feita pela Tokens.com, uma empresa canadiana de investimentos especializada em finanças descentralizadas, através da sua subsidiária Metaverse Group, que pagou 618.000 MANA, o token baseado em Ethereum usado como moeda no metaverso da Decentraland.

De acordo com a empresa, os lotes comprados equivalem a uma dimensão de cerca de 566 metros quadrados e situam-se no “coração do Fashion District” da Decentraland. Os lotes serão usados como palco para eventos de moda e vendas de peças de roupa virtuais, aproveitando aquilo que vê como o “boom” da indústria da moda digital.

De acordo com a Reuters, ainda em junho, um terreno virtual do metaverso da Decentraland foi comprado por mais de 1,2 milhões de MANA, que valiam na altura 913.288 dólares, com os compradores a utilizarem o espaço para construir um centro comercial destinado à venda de roupas virtuais.

Jean-Michel Jarre também vai ter o seu Metaverse: “não estou interessado em criar o Instagram em VR”
Jean-Michel Jarre também vai ter o seu Metaverse: “não estou interessado em criar o Instagram em VR”
Ver artigo

Recorde-se que, ainda neste mês, durante a edição de 2021 do Web Summit, o Jean-Michel Jarre deu a conhecer que também vai ter o seu metaverso. A Niantic também tem o seu próprio conceito e quer dar a todos os developers a possibilidade de criarem as suas próprias aplicações de realidade aumentada para aquilo a que chama o “metaverso da vida real”.

Recentemente, a Unity, que reforçou a sua posição no mercado de entretenimento com a aquisição da Weta Digital de Peter Jackson, revelou que pretende apresentar a sua próxima geração da plataforma criativa RT3D, tendo como objetivo criar o seu próprio metaverso.

Já do lado da Meta de Mark Zuckerberg, a Reality Labs, responsável pelas experiências de realidade virtual, apresentou um protótipo de uma luva háptica, que servirá para explorar sensações de toque nas soluções de metaverso da empresa.

Clique nas imagens para mais detalhes