A Threads fez a sua estreia em julho, chegando primeiro a países como os Estados Unidos e Reino Unido. Na altura, a Meta já tinha revelado que a aplicação não chegaria assim tão cedo à UE devido a receios relacionados com o incumprimento das regras de proteção de dados do espaço comunitário.
Alguns utilizadores europeus tentaram contornar as restrições através do uso de VPNs, no entanto, a Meta tomou medidas para bloquear essas tentativas.
Recorde-se que o lançamento da Threads levantou um conjunto de preocupações acerca da privacidade dos utilizadores, dado à recolha de dados como informação sobre saúde, finanças e compras, além de contatos, histórico de pesquisa e navegação nas redes sociais.
Além disso, na Europa, o Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) trouxe também novas obrigações para a Meta, designada pela Comissão Europeia como gatekeeper, em particular na forma como recolhe informação para fins de publicidade direcionada.
Para já, a Meta ainda não anunciou mais pormenores oficiais sobre a chegada da Threads à UE, mas o website da rede social conta com uma contagem decrescente para a estreia. Como avança a imprensa internacional, se pesquisar pela palavra “bilhete” ou “ticket” no Instagram pode aceder a uma espécie de easter egg com um bilhete digital para a estreia da rede social, como pode ver na galeria que se segue.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários