Na segunda metade do ano passado, Portugal integrou o top 20 dos países mais procurados no motor de pesquisa de viagens da Momondo, de acordo com dados fornecidos pela empresa ao SAPO TeK, que se referem a intenções de viagem para 2022.

Os dados recolhidos pela empresa também permitem perceber que a maior parte das pesquisas de voos para Portugal, realizadas através do site em 2021, tiveram origem em França, Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Espanha.

Já no que se refere às pesquisas de dormidas, quem usou a Momondo para pesquisar hotéis em Portugal demonstrou interesse sobretudo por estadias em Lisboa, Porto, Funchal, Albufeira, Faro ou Manteigas.

Pela informação que recolhe das pesquisas realizadas no site, a Momondo admite que não consegue apurar a finalidade de cada viagem, mas sublinha que com “a procura crescente de combinar a flexibilidade do trabalho remoto com as viagens de lazer, especialmente durante a pandemia, acreditamos que muitas pessoas poderão querer aproveitar esta oportunidade para trabalhar remotamente a partir de outros países em 2022”, refere a porta-voz Irina Ryabovol.

Portugal é o melhor país do mundo para trabalhar em viagem

A pensar nisso, a empresa pegou nos 111 países mais pesquisados no motor de busca ao longo do ano passado, para viagens a realizar em 2022 e naqueles que facilitam a permanência de nómadas digitais e criou o Travel and Work Index. O guia reúne um conjunto de informações sobre as condições de cada país para acolher trabalhadores remotos e coloca Portugal na liderança desse ranking.

Ao todo foram avaliados 22 fatores em seis categorias, para elaborar o ranking dos melhores países para trabalhar em viagem. Fazem parte desse leque o custo das viagens e a acessibilidade; os preços locais; saúde e segurança; condições de trabalho remoto; vida social; ou clima.

Portugal acabou por ser o país que somou melhores pontuações na generalidade dos critérios de eleição. A empresa explica que Portugal se destacou na avaliação sobretudo pelo facto de ter um custo de vida relativamente acessível, baixa taxa de criminalidade, pelo clima, vida social, bom nível de inglês dos portugueses, condições facilitadas para a permanência de nómadas digitais ou baixos índices de população. Saúde, segurança e vida social foram, entre os vários critérios, aqueles que melhor pontuaram. Os detalhes da avaliação podem ser vistos aqui.