Foi no início deste mês que um tribunal californiano considerou que a operadora do registo ".biz", a empresa NeuLevel, poderia estar a dirigir uma lotaria ilegal. A acusação constituída pela empresa de Los Angeles Skyscraper Productions e por David Smiley, um disc Jockey do Arizona, afirmava que o processo utilizado era ilícito já que os perdedores não viam as suas taxas de registo devolvidas.



Ficou então decidido que o domínio ficasse restringido, mas foi também exigida uma soma como caução que cobriria as perdas que a NeuLevel viesse a sofrer, no caso de ganhar a questão. Por falta de capacidades das partes queixosas de reunir os 1,6 milhões de dólares pedidos pelo juíz, a restrição imposta a 58,000 adereços de Internet terminados em ".biz" vai agora ser levantada.




Apesar da NeuLevel negar qualquer acusação, o caso segurá em frente já que será pedida uma solução retroactiva. A empresa admite ainda a possibilidade de rever os seus procedimentos. A inauguração do ``.biz" está prevista para sete de Novembro próximo, duas semanas mais tarde que o esperado, embora a NeuLevel negue qualquer relação entre o atraso e o processo judicial.



O domínio de topo ".biz" faz parte de uma lista com sete nomes de domínio que o Internet Corporation for Assigned Names and Numbers aprovou durante o ano passado, de modo a descongestionar o excesso de nomes terminados em ".com".



O processo judicial teve o seu início ainda numa fase de pré registo. Um negócio que optasse por uma morada ``.biz" podia submeter um pedido online por uma taxa de poucos dólares.



Entretanto foram activados, desde de 1 de Outubro, outros 168,000 nomes pré registados, para os quais apenas um valor de registo foi recebido. Outros 25,000 do mesmo grupo serão activados a 7 de Novembro.



Por seu lado, os operadores do domínio ".info" afirmam que receberam 500,000 pedidos depois dos registos gerais terem começado no passado dia 1 de Outubro. O sufixo ".museum" está preparado para entrar em funções em Novembro, e ".name" para indivíduos deverá estar online em dezembro. Os outros domínios de topo que ainda não têm data de início de actividade marcada são o ".pro", ".coop", e ".aero".



Notícias Relacionadas:
2001-05-16 - Domínios ".biz" e ".info" a funcionar ainda este ano

Dossier: Registo de domínios evolui