O presidente dos Estados Unidos quer que o governo passe a pedir às redes sociais que desenvolvam ferramentas que permitam detetar potenciais atiradores em massa. Num discurso sobre os recentes atos de violência, Trump disse que o governo deve “fazer um melhor trabalho em identificar e agir sobre sinais de alerta antecipados".
"Estou a coordenar um departamento de justiça para trabalhar em parceria com agências estaduais e federais locais, bem como empresas de comunicação social, para desenvolver ferramentas que possam detetar atiradores em massa antes que eles ataquem", disse o presidente no discurso.
No entanto, Trump não especificou de que forma essas ferramentas podem surgir. O The Verge sugere que as empresas podem passar a recorrer a softwares preditivos para destacar possíveis atiradores com base nas suas atividades numa plataforma. Isso significaria agir antes que um crime violento acontecesse, o que lembra muito o filme Relatório Minoritário de Steven Spielberg.
Quanto à questão da privacidade de dados, a criação de um sistema de deteção de violência poderia levantar bastantes problemas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários