O presidente dos Estados Unidos quer que o governo passe a pedir às redes sociais que desenvolvam ferramentas que permitam detetar potenciais atiradores em massa. Num discurso sobre os recentes atos de violência, Trump disse que o governo deve “fazer um melhor trabalho em identificar e agir sobre sinais de alerta antecipados".

"Estou a coordenar um departamento de justiça para trabalhar em parceria com agências estaduais e federais locais, bem como empresas de comunicação social, para desenvolver ferramentas que possam detetar atiradores em massa antes que eles ataquem", disse o presidente no discurso.

No entanto, Trump não especificou de que forma essas ferramentas podem surgir. O The Verge sugere que as empresas podem passar a recorrer a softwares preditivos para destacar possíveis atiradores com base nas suas atividades numa plataforma. Isso significaria agir antes que um crime violento acontecesse, o que lembra muito o filme Relatório Minoritário de Steven Spielberg.

Quanto à questão da privacidade de dados, a criação de um sistema de deteção de violência poderia levantar bastantes problemas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.