O Twitter acrescentou à sua lista de marcadores (# e @) uma nova tag, destinada a agrupar ligações para resultados sobre ações e resultados financeiros de empresas: a "cashtag", anunciou a rede social num tweet.

O novo marcador (ou tag) é simbolizado pelo cifrão ($), a ser colocado - como acontece nos restantes formatos de tags - no início da mensagem, ajudando a categorizar o conteúdo da mesma.

O cifrão deve ser usado seguido do nome da empresa ($empresa) e, ao clicar sobre ele, o utilizador será encaminhado para uma página de resultados em que serão mostradas informações financeiras relacionadas.

Até à data existiam dois tipos de tags, a popular "hashtag", que é simbolizada pelo cardinal (#) e permite separar as conversas por tópicos sempre que os utilizadores precedam a sua mensagem do símbolo e do assunto (#assunto) visado pelo tweet.

Recorrendo a estes marcadores é possível ser dirigido para listas de discussão sobre determinado assunto, bastando clicar na tag para ter acesso ao histórico de tweets associados ao tema em causa.

A arroba (@) é usada para dirigir mensagens a um utilizador determinado. Embora sejam públicas e possam ser lidas por qualquer internauta, as mensagens são enviadas para o perfil de um membro do serviço em específico, identificado pelo nome de utilizador após a arroba (#nome do destinatário).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes