Depois de o Facebook ter revelado um esquema de aquisição e promoção de anúncios polémicos, que envolvia várias contas com origem na Rússia, o Twitter veio agora a público informar que foi descoberto um estratagema semelhante naquela rede social.

Dos 450 perfis identificados pelo Facebook no âmbito desta investigação, a empresa de Jack Dorsey foi capaz de associar 22 à sua base de utilizadores. Estas contas foram já suspensas, mas o Twitter adianta ter encontrado outras 179 com ligação a este grupo de perfis.

Colin Crowell, vice-presidente para as políticas públicas do Twitter, acredita que isto é "apenas a ponta do iceberg".

Deste conjunto de contas "suspeitas", a rede social identificou pelo menos três com ligações à estação televisiva Russia Today. Estas gastaram cerca de 274 mil euros na promoção de 1.823 anúncios que eram especificamente direcionados aos seguidores de grandes agências noticiosas para promover a sua cobertura dos eventos mais populares durante as últimas presidenciais norte-americanas.

Adicionalmente, o Twitter encontrou ainda vários esquemas fraudulentos que apontavam para a (falsa) hipótese de se poder votar por SMS. Um deles estava segmentado para influenciar potenciais eleitores democratas, mas, neste caso, não foi identificada qualquer ligação com a Rússia.

A empresa prometeu continuar a trabalhar para erradicar o spam, os bots e os perfis cuja segurança tenha sido comprometida. "Vamos fazer várias alterações ao modo como procedemos quando detetamos spam ou outro tipo de atividade suspeita", afirmou o Twitter em comunicado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.