No âmbito do acordo com a Microsoft, a Universidade de Lisboa vai passar a contar com os serviços em rede gratuitos, concebidos pela empresa a pensar nas instituições de ensino e disponibilizados através da iniciativa Windows Live@Edu.
Com esta parceria, a primeira assinada pela Microsof Portugal para implementação do referido pacote a nível nacional, a universidade passa a disponibilizar serviços como o Live Mail, Live Messenger, Live Spaces e Live Alerts aos perto de 20 mil alunos que poderão ver melhoradas a comunicação com a própria instituição de ensino.
Em comunicado a Microsoft explica que as contas de correio electrónico serão munidas de características de segurança acrescidas e permitirão a "identificação inequívoca do destinatário, garantindo contactos ao longo do percurso de vida dos alunos e oferecendo elevada capacidade de armazenamento" - 5GB.
A Microsoft irá ainda disponibilizar novos mecanismos de voz e dados que permitirão conversações em tempo real entre "toda a comunidade académica", assim como suporte para mobilidade, blogs, contactos, calendário, fotos, entre outras soluções.
O alojamento dos serviços ficará a cargo da Microsoft, embora seja a Universidade de Lisboa, assim como todas as instituições de ensino que venham a aderir à iniciativa, a manter o controlo e gestão dos processos, nomeadamente no que toca à criação ou fecho das contas de correio electrónico, à semelhança do que já acontece.
Para além da proximidade entre a universidade e os alunos, quer ao longo do percurso académico quer após o final do curso, a segurança oferecida pela solução foi um dos factores que pesaram na decisão da Universidade de Lisboa. A estes vectores juntou-se ainda a capacidade do Windows Live@Edu "facilitar a integração das ferramentas de produtividade e outros sub-sistemas" da universidade, o que leva a uma "redução de custos operacionais e de futuros investimentos" associados à adaptação do software actual existente na instituição.
Apresentado através de uma parceria entre a Microsoft e a Fundação para a Computação científica Nacional, em Junho, o Windows Live@Edu foi dado a conhecer como uma resposta à evolução da Internet e dos benefícios que a mesma traz à sociedade, principalmente pela forma como influência a as formas de comunicação e relação entre os utilizadores.
Notícias Relacionadas:
2007-06-19 - Microsoft disponibiliza soluções gratuitas de hosting para universidades
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários