Os últimos dias têm sido tumultuosos para a OpenAI, com a saída e regresso do CEO Sam Altman. Apesar do “terramoto” na liderança, a empresa anuncia agora que a funcionalidade de conversas de voz com o ChatGPT vai estar disponível para todos os utilizadores da versão gratuita do chatbot em modo mobile.

Recorde-se que, inicialmente, esta opção, que alarga as possibilidades de interação com o chatbot da OpenAI, estava apenas disponível para quem assinava um plano pago Plus ou Enterprise no serviço.

De acordo com a empresa, a funcionalidade de interação por voz foi concebida para ser mais prática, dando ao ChatGPT a capacidade de responder a perguntas diretas e também no contexto de uma conversa com diferentes interlocutores.

ChatGPT “aprendeu” a falar e a reconhecer imagens. Como e em que situações isso pode ser útil?
ChatGPT “aprendeu” a falar e a reconhecer imagens. Como e em que situações isso pode ser útil?
Ver artigo

Na altura em que a nova opção foi anunciada, a OpenAI deu a conhecer que estava consciente do seu potencial para o mal, incluindo, por exemplo, em esquemas de fraude. Foi por esse motivo que a empresa avançou com a tecnologia apenas no contexto do chatbot e para dar resposta a casos de utilização específicos.

Para usarem a capacidade de interação de voz na app do ChatGPT, disponível para Android e iOS, os utilizadores precisam primeiro de confirmar a opção nas configurações. Uma vez confirmada é necessário selecionar uma das cinco vozes disponíveis, a partir do botão dos auscultadores que aparece no topo direito do ecrã.

Clique nas imagens para ver mais sobre a app do ChatGPT 

A chegada da funcionalidade à versão paga do serviço foi também anunciada na rede social X (antigo Twitter) por Greg Brockman, cofundador da OpenAI que se demitiu quando soube do despedimento de Altman.

Depois da polémica do último fim de semana, o conselho de administração da tecnológica anunciou o regresso de Sam Altman, quatro dias depois de ter sido despedido, assim como de Greg Brockman.

OpenAI confirma que Sam Altman vai voltar a liderar a empresa que criou o ChatGPT
OpenAI confirma que Sam Altman vai voltar a liderar a empresa que criou o ChatGPT
Ver artigo

Os detalhes ainda não estão fechados, mas devem ser comunicados em breve. Sam Altman já confirmou, através da rede social X, que vai mesmo regressar que a decisão conta com o apoio de Satya Nadella, CEO da Microsoft. Anteriormente, a gigante tecnológica tinha avançado com uma proposta de integrar Sam Altman na empresa numa nova divisão dedicada à IA Generativa