A Google pretende que os utilizadores do Chrome tenham uma experiência de navegação mais segura e privada. Para tal introduziu novas ferramentas para ajudar os utilizadores a escolher as suas próprias experiências e definições, num único local. O objetivo é oferecer os controlos de privacidade mais fáceis de entender, assim como introduzir recursos mais úteis ao longo dos anos para tornar a navegação mais privada.

A gigante apresenta assim o Guia de Privacidade, que é um tour guiado, criado pelo GSEC (Centro de Engenharia de Segurança da Google). Este guia ajuda os utilizadores passo a passo nos controlos de segurança e privacidade disponíveis no Chrome. Assim, cada utilizador vai poder definir e gerir as suas próprias opções de privacidade, num único local.

Através desse guia, vai poder aprender os benefícios de cada opção de configuração, assim como as implicações em termos de privacidade de cada configuração ativada ou desativada. Numa primeira fase, a Google diz que o Guia da Privacidade vai ter quadro configurações disponíveis: os Cookies, o Histórico, as pesquisas e a Navegação segura. Mais configurações vão ser adicionadas mais tarde.

A gigante tecnológica ainda não tem uma data prevista para o lançamento do Guia de Privacidade, referindo que a novidade chega nas próximas semanas e será adicionada ao separador “Segurança e Privacidade” no Chrome, na sua versão M100. A opção estará acessível nos três pontos de acesso às configurações no browser. O interessante é que os utilizadores não precisam de definir de imediato cada uma das opções. O sistema vai gravando cada configuração à medida que o utilizador as define.