Na análise de conversas mantidas nas redes sociais, o estudo permitiu concluir que 92% dos utilizadores veem com bons olhos a possibilidade de pagar apenas com um aceno de cabeça, recorrendo à realidade virtual.  

Uma percentagem muito significativa dos 3,5 milhões de conversas analisadas em plataformas como o Twitter, Facebook, Instagram e Weibo também mostrou que o tópico das carteiras digitais interessa e tem ganho cada vez mais destaque.

Nestas conversas destacou-se sobretudo a aceitação crescente de carteiras digitais em lojas, plataformas de comércio eletrónico e aplicações, um tópico que gerou mais de 2 milhões de menções.  

Depois das carteiras digitais, a inteligência artificial e os assistentes domésticos inteligentes foram os tópicos relacionadas com pagamentos mais debatidos por quem frequentou as redes sociais em 2016.

A Internet das Coisas também esteve presente em várias conversas. Na Europa foi mencionado em 34% das conversas analisadas, sendo que o debate sobre o potencial destas tecnologias para se afirmarem como as soluções de pagamento do futuro foram as que estiveram em maior destaque.

As observações também permitiram concluir que o tema da biometria e das soluções de autenticação alternativas às mais tradicionais também interessam aos consumidores, destacndo-se em 43% das conversas.

O interesse crescente nestas novas possibilidades é uma das grandes conclusões da edição de 2016 do estudo da Mastercard, por revelarem que num domínio onde os consumidores muitas vezes continuam a privilegiar soluções conservadoras, como o dos pagamentos, está a emergir o interesse em propostas alternativas.    

“O estudo deste ano revela alterações no nível de interesse em relação a novas formas de comprar e fazer pagamentos, que há alguns anos pareceriam rebuscadas”, destaca Marcy Cohen, vice-presidente de comunicações digitais da Mastercard.

O estudo encomendado pela Mastercerd foi realizado pela PRIME Research e pela Synthesio.