Para uma boa parte dos portugueses utilizar o smartphone de forma frequente já faz parte de uma rotina diária, quer para trabalhar ou a nível profissional. Os dados de um estudo do site de vendas especializado em moda Showroomprive.pt vêm reforçar essa mesma ideia, com cerca de 9% dos inquiridos a garantirem que utilizam o smartphone com uma frequência de entre 10 e 15 minutos para terem acesso à Internet. As redes sociais revelam-se o passatempo favorito dos portugueses no telemóvel.

Qual o tipo de comportamento dos utilizadores de equipamentos móveis em Portugal? Foi a esta resposta que a investigação pretendeu dar resposta, com os resultados a demonstrarem uma "relação" bastante próxima dos portugueses com os smartphones.

Cerca de 36% dos entrevistados afirma que acede à Internet sempre que recebe uma notificação de mensagem ou algum tipo de interação. No entanto, o valor diminuiu, ainda que de forma pouco significativa, em relação a 2019. Na altura, a percentagem rondava os 37%, de acordo com o comunicado da empresa. Já 24% assegura que o faz com uma regularidade superior a uma hora.

Dos dados obtidos destaca-se também a percentagem de utilizadores que assegura utilizar o smartphone a cada 60 minutos para ir à Internet: cerca de 19%. Apesar de serem menos, uma boa parte dos inquiridos, aproximadamente 9%, dizem recorrer ao telemóvel com uma frequência de entre 10 e 15 minutos.

Redes sociais, chamadas e videochamadas são o passatempo favorito dos portugueses

Mas qual é a utilização concreta de telemóveis da população portuguesa? As redes sociais são a atividade na qual os inquiridos investem mais o seu tempo, com cerca de 60% a assumirem este “vício”. De notar que este número aumentou de forma considerável quando comparado com 2019, altura em que a percentagem era de aproximadamente 53%.

Em segundo lugar, com cerca de 17%, surgem as chamadas telefónicas e as videochamadas, seguidas da visualização de series ou vídeos, neste caso com 10%. Ouvir música e fazer compras encerram o top 5.

“Detox digital” está a crescer e mais de 40% dos europeus querem mudar o estilo de vida online em 2020
“Detox digital” está a crescer e mais de 40% dos europeus querem mudar o estilo de vida online em 2020
Ver artigo

No que toca às aplicações para compras, entre as mais atraentes estão as do sector da moda, sendo escolhidas por 38%. Mas os portugueses também gostam de comparar preços, com estas apps a surgirem em segundo lugar. Em terceiro lugar surgem as aplicações que permitem aos utilizadores inspirarem-se com looks.

Através deste estudo, o site Showroomprive.pt analisa pelo terceiro ano consecutivo a utilização que os portugueses fazem dos smartphones durante os primeiros seis meses do ano. Esta investigação surge no âmbito do seu estudo Annual Survey, no qual participaram 700 portugueses.