Muitos utilizadores sentem-se seguros por acreditar que os seus computadores estão protegidos contra os ataques informáticos. Porém, um estudo elaborado pela McAfee em parceria com o Cyber Security Alliance indica que a maioria dos internautas não tem sequer um sistema de segurança eficaz instalado no PC.



Analisando o universo em estudo, a empresa apurou que 78 por cento dos inquiridos tinham software de segurança instalado no computador embora, deste grupo, apenas 52 por cento afirmasse ter um antivírus actualizado no último mês, uma das condições básicas para garantir a eficácia do sistema de protecção.



Mesmo assim, 90 por cento dos consumidores acredita que os seus computadores estão totalmente protegidos contra vírus e outras ameaças, o que prova o desconhecimento do grande público no que toca a criminalidade online.



Comportamentos semelhantes acontecem no que diz respeito ao software anti-spyware ou anti-spam. No que toca ao primeiro tipo de programas, 70 por cento dos utilizadores acredita que tem esse tipo de aplicação instalado quando na realidade apenas 55 por cento dos inquiridos é o tem de facto. Em relação ao software anti-spam, 61 por cento dos inquiridos afirma que o seu computador está protegido o que, mais uma vez, está incorrecto já que apenas 21 por cento dos PC estão realmente protegidos contra tal ameaça.



Apesar de muitos computadores terem instalado um único programa de protecção, a realidade é que em 78 por cento dos casos não estão activados os mecanismos de protecção total, ou seja, onde estão englobados os antivírus, anti-spyware e firewall.



De acordo com a McAfee, os utilizadores continuam mal informados pelo que é necessário continuar com os processos de consciencialização dos consumidores para as novas ameaças e métodos de ataque online.



A prová-lo surgem alguns dados da análise que indicam que o phishing é conhecido por 74 por cento dos utilizadores mas apenas 52 por cento consegue explicar em que consiste esta ameaça.



Notícias Relacionadas:

2007-10-02 - Vídeos online serão o próximo veículo de difusão de malware