O mais recente relatório de ameaças da Check Point dá conta que houve um aumento de 60% de ataques contra as organizações que operam no sector turístico e lazer, durante o primeiro semestre de 2022, quando comprado com os primeiros seis meses de 2021.

Apesar de um período ainda de alguma incerteza sobre a COVID-19, a abertura das fronteiras e a redução nas medidas de contenção estão a motivar as pessoas a voltar a viajar. Estima-se que as viagens internacionais de verão aumentem 11% acima dos níveis pré-pandémicos. E, na tentativa de recuperar as primeiras férias em três anos, a especialista de cibersegurança teme que os utilizadores baixem a guarda e se coloquem em riscos com a sua atividade online. Os cibercriminosos também estão atentos a estas tendências e aumentaram as campanhas relacionadas com as férias.

O relatório Threat Intelligence Report da Check Point diz ainda que entre maio a agosto de 2021, os ataques no sector das viagens e lazer aumentou 73%, esperando que este ano o pico seja semelhante. A imitação de marcas reconhecidas para ataques de phishing será uma das principais tendências, usando golpes que tentam aproveitar-se dos turistas que procuram ofertas de viagens e hotéis de última hora.

Centenas de vítimas e um resgate de 70 milhões de dólares: ataque de ransomware abala o panorama da cibersegurança
Centenas de vítimas e um resgate de 70 milhões de dólares: ataque de ransomware abala o panorama da cibersegurança
Ver artigo

A Check Point volta a chamar a atenção dos utilizadores para que não cliquem em emails de phishing, que exponham os seus dados de autenticação em ligações Wi-fi públicas. Alerta ainda para a tendência daquilo que são as férias híbridas, em que as pessoas trabalham remotamente durante parte do seu período de descanso, elevando as ameaças. Os computadores portáteis, os tablets ou smartphones podem ser pontos de acesso rápido dos cibercriminosos às redes empresariais, sobretudo se não estiverem adequadamente protegidos.

A especialista chama a atenção do ataque de ransomware à rede Kaseya a 4 de julho do ano passado pelo grupo REvil que afetou mais de 1.000 organizações em todo o mundo.

De forma a ajudar os utilizadores a terem um maior descanso e a permanecerem seguros durante as férias do Verão, a Check Point deixou algumas dicas simples e eficazes, que podem ajudar a evitar ataques desnecessários.

A primeira dica diz respeito às sempre convenientes redes de Wi-fi públicas. Apesar de ter acesso a internet grátis, muitas vezes isso representa riscos de segurança, uma vez que os turistas são alvos fáceis para hackers, que ficam nos aeroportos à espera de se aproveitar de fragilidades de segurança. Assim, deve evitar redes que não ofereçam segurança e no caso de necessitar, evite o acesso a contas pessoais ou dados sensíveis.

Deve ainda ter atenção a quem está ao seu lado, seja no avião ou à espera para embarcar, pois pode estar a olhar por cima do ombro à procura de um deslize, tal como detalhes de cartões de crédito ou autenticação nas redes sociais. Um protetor de privacidade de ecrã pode ser um bom investimento para afastar mirones.

Deve ter atenção aos domínios dos websites que frequenta, se estes não são de origens fraudulentas, sobretudo aqueles onde pensa fazer transações. Deve utilizar o cartão de crédito, em vez do de débito. Também deve verificar os erros ortográficos ou frases que incentivem a ações rápidas, normalmente indicam que algo não está bem. Os cibercriminosos tiram partido das pessoas que prestam pouca atenção aos detalhes.

Ainda não planeou as suas férias de Verão? Saiba como se manter protegido e evitar burlas online
Ainda não planeou as suas férias de Verão? Saiba como se manter protegido e evitar burlas online
Ver artigo

A partilha de credenciais também pode colocar em risco as suas contas, no caso de usar a mesma autenticação em mais que uma conta. Por vezes, o roubo de uma conta sem importância pode abrir portas a uma importante. Deve desconfiar sempre que lhe são pedidos sobre o login nas contas. Quando está fora do seu ambiente normal, desative as ligações automáticas a redes, uma vez que pode ser uma configuração pré-definida, disparando o acesso de hackers ao seu equipamento.

Uma forma segura de se proteger é utilizar um sistema de autenticação multifator, ou seja, sempre que esteja de férias e necessite de aceder a serviços ou áreas da empresa, configure uma autenticação adicional, que requer a verificação de uma contrassenha enviada por SMS ou email. Também deve manter os sistemas operativos dos equipamentos atualizados com as mais recentes versões de segurança.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.