A contagem decrescente para o Web Summit 2023 está quase a terminar. Além de 2.600 startups que vão mostrar o que valem pelos pavilhões da FIL, a ação passa-se também por 15 palcos diferentes, com uma variedade de sessões para assistir.

Este ano, o grande tema parece estar mesmo na inteligência artificial, que serve de mote a inúmeras sessões dentro e fora do palco principal do Web Summit, mas há mais para descobrir: das tendências no mundo da criação de conteúdo à Web3 e cripto, passando pela privacidade digital, sustentabilidade, Espaço e robótica.

Se vai ao Web Summit e ainda não fechou a agenda de sessões a que pretende assistir ao longo dos próximos dias, fique com 10 oradores a não perder.

Clique nas imagens para ver 10 oradores a não perder no Web Summit 2023

  • Jimmy Wales

Depois de marcar presença na edição de 2020 do Web Summit, Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, regressa à cimeira de tecnologia e empreendedorismo. O responsável vai partilhar o palco da noite de abertura do Web Summit 2023 com Katherine Maher, a nova CEO do Web Summit, Vasco Pedro da Unbabel e Cristina Fonseca da Indico Capital, numa sessão onde se incluem também Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, e António Costa Silva, ministro da Economia.

  • Andrew McAfee

A inteligência artificial está a evoluir rapidamente e Governos um pouco por todo o mundo estão a tentar não perder a “corrida” para regular a tecnologia de modo a mitigar os seus riscos para a sociedade.

Na sessão How do we regulate AI?, que decorrerá no dia 14 de novembro, entre as 10h00 e as 10h20, no palco central do Web Summit, Andrew McAfee, um dos principais investigadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) vai falar sobre como a IA deve ser regulada e que impacto é que isso pode ter para a indústria da tecnologia.

  • Chelsea Manning

Com mais de uma década de experiência em áreas como dados, ciência e machine learning, Chelsea Manning, whistleblower no caso WikiLeaks e hoje consultora na Nym Technologies, estará presente num conjunto de sessões que abordam a interseção entre privacidade digital e inteligência artificial, todas no dia 16 de novembro.

A primeira, Guarding your digital secrets: AI v privacy, decorrerá no palco 13, entre as 11h35  e as 12h00, onde participa também Harry Halpin, cofundador da Nym Technologies, para uma sessão sobre os desafios de manter a privacidade numa era de vigilância digital.

Já entre as 16h00 e as 16h20, Chelsea Manning sobe ao palco central do Web Summit, para a sessão Can you keep a secret?, onde a importância da criptografia na preservação da privacidade, à medida que proliferam os modelos de linguagem de grande escala (LLMs) é um dos temas em destaque.

A propósito do caso WikiLeaks, fique também a saber que Stella Assange, advogada na área de direitos humanos e esposa de Julian Assange, marca também presença no palco central a 16 de novembro, na sessão Julian Assange: WikiLeaks, truth and injustice, entre as 15h35 e as 15h55.

  • Shuji Utsumi

A “moda” dos VTubers (ou virtual youtubers) ganhou impulso no Japão e expandiu-se rapidamente, seja em redes sociais como o TikTok, nas plataformas de streaming e até na TV. No dia 15 de novembro, Shuji Utsumi, Chief Operating Officer (COO) da Sega, estará no palco central, entre as 11h10 e as 11h30, na sessão How Japan has gone mainstream with virtual characters, para falar sobre como esta tendência está a transformar o mundo do entretenimento e do gaming no Japão e mais além.

  • Vasco Pedro

Numa altura em que muito se fala sobre wearables com inteligência artificial, veja-se o caso do Ai Pin que foi recentemente revelado, Vasco Pedro, confundador e CEO da Unbabel, sobe ao palco central do Web Summit no dia 14 de novembro, entre as 14h00 e as 14h20, para a sessão AI wearables: The future of multilingual communication, para “levantar o véu” do projeto Unbabel Halo.

  • Desdemona

Ainda se lembra da Sophia? A robot humanoide esteve em destaque nas edições de 2017 e 2018 do Web Summit e, agora, chega a vez da “irmã” Desdemona, também conhecida como Desi, brilhar no evento.

A 16 de novembro, Desdemona, criada pela equipa da Hanson Robotics que anteriormente desenvolveu a Sophia, junta-se ao painel de oradores da sessão Audience with a robot: AGI and a decentralised beneficial Singularity, no palco 7, entre as 11h05 e as 11h30, para uma sessão que tem como tema principal a inteligência artificial geral.

  • Meredith Whittaker

O poder que as gigantes tecnológicas têm sobre as experiências online e os dados pessoais levanta várias questões, sobretudo em matéria de privacidade e, no dia 14 de novembro, Meredith Whittaker, presidente da Signal, estará no painel de oradores da sessão Is big tech killing trust?, no palco 8 entre as 14h30 e as 14h50, No mesmo dia, entre as 16h10 e as 16h30, a responsável passa também pelo palco central do Web Summit para a sessão Is AI the real deal or all hype?.

  • Mitchell Amador

Encontrar um equilíbrio entre segurança e liberdade é um dos grandes desafios para os projetos da Web3. Na sessão Live hacking: How vulnerable is your Web3?, que decorrerá no dia 15 de novembro, no palco 15, entre as 12h10 e as 12h30, Mitchell Amador, CEO da Immunefi, vai falar sobre as grandes vulnerabilidades que marcam este panorama e como as comunidades da Web3 e da web 2.0 se podem juntar para resolvê-las.

  • Robert Opp

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada em meados do século XX. Desde então, o mundo mudou significativamente, com a tecnologia a desempenhar um papel relevante.

No dia 14 de novembro, Robert Opp, Chief Digital Officer do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), junta-se ao painel de oradores da sessão Human rights in the digital age, no palco 8, entreas 14h10 e as 14h30, para debater como as transformações tecnológicas moldaram o papel que os direitos humanos desempenham na sociedade moderna.

Também no dia 15 de novembro, Robert Opp estará no palco 5, entre as 12h10 e as 12h30, para a sessão Leaving no one behind: Exploring nationwide digital transformation strategies, sobre como as estratégias de transformação digital nacionais devem assegurar que ninguém é deixado para trás.

  • Hélène Huby

No dia 16 de novembro, os temas do Espaço e da sustentabilidade juntam-se na sessão Building the first reusable space capsule flying with green propulsion, no palco da Growth Summit, entre as 14h26 e as 14h37, onde Hélène Huby, cofundadora e CEO da The Exploration Company, dará a conhecer mais sobre os desafios e oportunidades do desenvolvimento de projetos na área de deep tech.