Os números antecipam o maior Web Summit de sempre, e é essa a informação que a organização da conferência está a partilhar, mas como sempre os números estão longe de contar toda a história. Nas últimas semanas o impacto das declarações de Paddy Cosgrave sobre os ataques de Israel na Palestina, que se seguiram ao ataque do Hamas a 7 de outubro, fizeram com que o CEO e principal rosto do Web Summit se demitisse, numa tentativa para travar uma série de cancelamentos de empresas, onde constam nomes como a  Amazon, Meta, Google, Intel, Siemens e investidores israelitas. 

O SAPO é parceiro de imprensa do Web Summit e vai transmitir em direto as conferências, começando com a abertura do evento hoje no palco principal, a partir das 16h00. Pode também acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023.

A organização foi partilhando que algumas das empresas que tinham cancelado, ou que estavam a reconsiderar a presença na edição deste ano, tinham entretanto confirmado. Mas nunca respondeu ao nosso pedido de mais detalhes e o certo é que pelo menos os nomes principais dos desistentes não estão nas listas de expositores e de oradores, numa agenda que foi mudando várias vezes.

Com tudo isto, o que podemos esperar da edição deste ano? As portas abrem hoje para a Noite de Abertura, que começa às 16 horas e que vai ter a participação de alguns dos nomes de protagonistas do ecossistema de tecnologia em Portugal, como a Cristina Fonseca da Indico Capital e Vasco Pedro da Unbabel, que estão na sessão de abertura com a nova CEO Katherine Maher e o fundador da Wikipedia Jimmy Wales. Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, e António Costa Silva, ministro da Economia, são também oradores num momento em que uma crise política também se abate sobre o Governo depois da divulgação da Operação Influencer na semana passada, que levou à demissão do Primeiro Ministro António Costa.

Ainda é cedo para perceber de que forma é que estes acontecimentos podem ter impacto naquela que se assume como a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo, e que este ano espera mais de 71 mil participantes, tendo atingido a capacidade máxima, com mais de 2.600 startups confirmadas, um terço das quais lideradas por mulheres, representando mais de 85 países.

Estão listados mais de 900 investidores, mais de 300 parceiros e mais de 6.000 voluntários e contratados para montar e gerir o evento. A organização conta presenças de 160 países e diz que este ano o espaço ocupado é de mais de 215.000 metros quadrados, crescendo 11 mil metros quadrados face aos 204 mil ocupados em 2022.

Mapa Web Summit 2023

As indicações referem mais de 20 palcos para as muitas talks, pitchs e workshops, embora no mapa se vejam claramente 15 (onde o palco 1 e 2 não estão assinalados correspondendo aos palcos principal e investidores), e será pelos pavilhões da FIL que a maioria dos participantes se vão distribuir, embora hoje seja esperada a enchente habitual no palco principal do Altice Arena.

À margem das polémicas, o entusiasmo de participantes, oradores e startups tem preenchido as redes sociais com fotografias e posts a assinalar a presença em Lisboa, selfies nas ruas e à entrada do espaço da Altice Arena.

Veja as imagens

Multiplicam-se convites para ver as sessões ou passar nos stands e a atividade de ligações na aplicação também está mais intensa. Na semana passada a organização dizia que sete dias antes do início do Web Summit havia mais 50% do número de mensagens enviadas na app comparadas com o ano anterior, e mais 145% de ligações.

Nos vários contactos que o SAPO TEK tem feito nos últimos dias, a habitual energia e entusiasmo, sobretudo de empreendedores que querem promover os seus projetos, mistura-se com algumas dúvidas, mas há também a ideia de que a ausência das grande empresas não será muito notada, até porque o Web Summit vive mais da apresentação de novas ideias e startups. Mesmo assim é de notar a falta de nomes mais sonantes no cartaz de oradores, depois de já terem subido ao palco personalidades como Al Gore, Tim Berners Lee, Margrethe Vestager, Brad Smith, o cientista Gary Marcus, os whistleblowers Edward Snowden e Frances Haugen e ou Jean-Michel Jarre.

A nova CEO, Katherine Maher, já admitiu na RTP que acredita que o evento vai correr com normalidade, apesar da crise política em Portugal, e que quer normalizar as relações com Israel, mas não há ainda confirmação de que será feita a habitual conferência de imprensa com os jornalistas.

Também António Dias Martins, presidente da Startup Portugal, defende que esta é a maior edição de sempre. A organização apresenta hoje nas Innovation Tracks, o principais players do ecossistema de inovação em Portugal e uma ferramenta de Matchmaking que liga startups, investidores e outros protagonistas em Portugal.

A íngua portuguesa vai estar em destaque e a Startup Portugal apoia 115 empresas portuguesas na edição deste ano do Web Summit, inseridas no programa Road 2 Web Summit, enquanto a comitiva do Brasil conta com 85 startups e 100 empresas que chegam a Lisboa pela ApexBrasil, assim como mais de 500 empreendedores brasileiros.

As apostas estão altas e o SAPO TEK vai estar nos próximos dias a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e nos eventos paralelos que sempre decorrem em Lisboa a par da conferência. A agenda de conferências é longa e começa já hoje, 13 de novembro, às 16 horas, e até dia 16 de novembro há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.

Estamos à procura de boas histórias por isso não hesite em nos contactar para uma conversa ou um café.

Tudo indica que em termos logísticos a aceleração será dentro do habitual, com filas para conseguir as acreditações e chegar aos palcos. Conte com os condicionamentos de trânsito na zona do Parque das Nações mas não se esqueça dos transportes públicos que têm passes especiais para o evento.

Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o SAPO.