Numa altura em que as campanhas e as tecnologias anti-pirataria estão na ordem do dia, os números publicados pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) mostram que a venda legal de música na Internet tem vindo a ganhar terreno e a conquistar a preferência dos utilizadores.



Em 2006 o volume de vendas de música digital duplicou, atingindo-se benefícios na ordem dos dois mil milhões de dólares, ou seja, perto de 1,5 mil milhões de euros, informa o relatório Digital Music Report 2007, emitido pela IFPI.



O mesmo documento mostra que no ano passado foram descarregadas 795 milhões de faixas musicais na Internet, o que representa um aumento de 89 por cento face aos resultados de 2005, altura em que se registaram 420 milhões de downloads. Por outro lado, os singles disponibilizados pelas editoras discográficas registaram quatro milhões de descargas, o dobro do que havia sido registado no ano anterior.



Actualmente, as vendas de música através da Internet perfazem 10 por cento das receitas totais da indústria, um valor que poderá crescer mais 15 por cento até ao final da década. Para isso terá de enfrentar a principal concorrência online: os serviços de descarga ilegal - e gratuita - existentes na rede.



Para isso, a IFPI apela às autoridades governamentais para que estas "exerçam pressão" no combate contra a pirataria por forma a preservar os direitos de autor e a diminuir os avultados prejuízos que se fazem sentir.



Contudo, a proporção de utilizadores europeus que descarregam música de forma ilegal baixou quatro pontos percentuais nos últimos dois anos, fixando-se agora nos 14 por cento.



O relatório da IFPI salienta que durante o ano de 2006 foram interpostos 10 mil processos judiciais em 18 países por troca ilegal de ficheiros musicais em serviços de partilha como o Kazaa.



Os portais legais de descarga de música pela Internet, liderados pelo iTunes, assumem a liderança das vendas online embora, no Japão, 90 por cento dos downloads sejam efectuados através do telemóvel.



Para a IFPI 2007 será um ano crucial na venda de música online devido às novidades lançadas por marcas como a Nokia, Sony Ericsson e. principalmente, pela chegada do iPhone da Apple.

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