Luís Nazaré, presidente dos CTT, revelou hoje, no arranque da Semana do Comércio Electrónico, que a Caixa Electrónica Postal Universal será formalmente lançada dentro de dias e que irá chamar-se Via CTT. Este serviço estará disponível para toda a população, permitindo a recepção de correspondência comercial por via electrónica e o pagamento de facturas.
A adesão ao serviço pode ser feita ao longo dos próximos dois meses, período que servirá também para que as empresas aderentes - nove para já - costumizem a informação a fazer chegar aos clientes e possam começar a enviar as suas facturas ou outro tipo de correspondência para a caixa de correio electrónica.
Quando aderir ao Via CTT o utilizador terá de fornecer um conjunto de dados onde se incluem a identificação fiscal. A partir dessa informação o sistema gera um código que será recebido em casa passados alguns dias e que dará acesso à caixa de correio electrónica. Ali será possível ter acesso a informação histórica, facturas a pagar, fazer a costumização da forma de pagamento desejada, etc. As entidades remetentes suportam os custos do serviço e recebem um alerta sempre que o utilizador abra a sua correspondência, por forma a poderem controlar se a informação chegou de facto ao destino.
A prazo, o objectivo é que a Via CTT acolha novos serviços, uma evolução que irá depender do ritmo de adesão ao serviço. Para já, Luís Nazaré não arrisca previsões nem adianta estimativas de volume de negócios do serviço para o primeiro ano.
A 3ª edição da Semana do Comércio Electrónico arrancou hoje e prolonga-se até ao próximo dia 14 de Maio com eventos em várias partes do país. O arranque fica também marcado pela apresentação da segunda edição do Guia do Comércio Electrónico, que será distribuído em vários locais com o objectivo de esclarecer e aumentar a confiança do consumidor neste canal transaccional. Esta segunda edição do guia conta com uma área especificamente dedicada às empresas.
Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEP - Associação do Comércio Electrónico em Portugal adiantou hoje que segundo os últimos números disponíveis 25 por cento das PMEs nacionais já usam o comércio electrónico, assim como 50 por cento das grandes empresas e 10 por cento dos particulares.
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