Imagine ter em selos os videojogos mais famosos de duas décadas no seu país. Os britânicos vão poder ter essa sorte, depois de o serviço postal do Reino Unido Royal Mail ter anunciado esta terça-feira o lançamento de selos especiais que celebram os videojogos britânicos nos anos 80 e 90. Clássicos como Worms, Lemmings, Wipeout, Tomb Raider e Sensible Soccer fazem parte da coleção de selos, que estará à venda no final deste mês.

A coleção integra quatro selos do Tomb Raider, dando a conhecer as aventuras de Lara Croft ao longo dos anos. Uma variedade de consolas de jogos estão também representadas, como o BBC Micro, ZX Spectrum, Commodore Amiga, e a Sega Mega Drive.

Numa entrevista a uma televisão britânica, o head da estratégia do serviço postal, Philip Parker, refere que o "Reino Unido está na vanguarda da indústria de videogames há décadas", depois de uma luta com sucesso. “Nos anos 80 e 90, os jovens designers depararam-se com a codificação dos novos microcomputadores e estabeleceram o modelo para a indústria com jogos icónicos". "Celebramos algumas das suas criações marcantes em selos", refere.

A coleção especial de selos vai estar disponível a partir de 21 de janeiro no Reino Unido, mas no site oficial o Royal Mail aceita pre encomendas de outros países, Portugal incluído. Mas atenção que só estão disponíveis 2.500 unidades de cada, numeradas individualmente.

Como curiosidade, o projeto foi conduzido pela Bitmap Books, cujo responsável pelas screenshots utilizadas nos selos é o português Gonçalo "Shiryu" Lopes.