Falar de frames por segundo (fps) é falar acima de tudo de fluidez. Um vídeo a 30fps ou a 60fps apresenta uma diferença significativa na forma como os elementos se comportam no conteúdo multimédia. Tudo parece mais rápido, tudo parece mais intenso e real.
O YouTube agora já possibilita que todos os utilizadores possam fazer upload e aceder a vídeos em 60fps. Só será possível aceder a estes frame rates quando os vídeos são vistos em qualidade 720p (HD) ou superior.
Ficam aqui dois exemplos. Os leitores são convidados a experimentarem visualizar o mesmo vídeo em “velocidades” diferentes. A troca de frame rate faz-se na roda dentada na parte inferior direita do reprodutor.
Os exemplos escolhidos não são “inocentes”. Além de estarem no topo dos resultados quando se pesquisa pelo termo 60fps no YouTube, são jogos. Pois é para a área do gaming que esta novidade vai fazer mais diferença.
Enquanto os jogadores no televisor lá de casa já conseguem atingir esta experiência de jogo fluída, sempre que viam vídeos online de jogos a diferença de frame rate acabava por ser significativa.
Desta forma o YouTube disponibiliza mais uma ferramenta atraia os jogadores para a sua plataforma, tentando desviar alguns potenciais interessados do serviço da Amazon, o Twitch.
De realçar que o YouTube tem feito algumas alterações significativas na plataforma ao nível de qualidade dos vídeos. Além da chegada dos 60fps, os utilizadores também já podem encontrar vídeos com resoluções de 1440p e 2160p (4K).
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários