Em 2023, o YouTube começou a implementar medidas contra o uso de ad blockers. Vários utilizadores têm encontrado forma de as contornar, mas, muitos começaram a registar recentemente problemas no carregamento de vídeos, com a situação a levantar novas questões acerca das restrições implementadas pela plataforma da Google.

Como notado por um utilizador no Reddit, o YouTube parecia estar a desacelerar a velocidade no carregamento dos vídeos para quem usa ad blockers. Vários internautas responderam à publicação no fórum, descrevendo situações semelhantes.

O website 9to5Google decidiu testar a teoria e verificou que, quando um ad blocker estava ativado, o carregamento de vídeos tornava-se muito mais lento. O portal apontava para uma possível mudança no código do YouTube, que estaria a fazer com que a experiência dos utilizadores na plataforma seja semelhante à de quem tem uma ligação menos estável à Internet.

No entanto, o problema terá sido causado por um bug numa das extensões de bloqueio de anúncios mais populares, a AdBlock, que afeta também a sua versão Plus, avança o website Bleeping Computer.

Através da rede social X (antigo Twitter), Raymond Hill, developer da uBlock, outra extensão popular de bloqueio de anúncios, afirma que os problemas de desempenho afetam apenas as versões mais recentes da AdBlock e AdBlock Plus. 

Raymond Hill, que apresenta uma série de publicações detalhadas sobre os problemas, indica que as disrupções vão mais além do YouTube, embora a extensão uBlock não tenha sido afetada. Os developers da AdBlock foram notificados acerca do problema e já terão lançado uma resolução para falha na versão Plus, como detalham nas notas do repositório aberto no GitLab.

Em declarações ao website Android Central, um porta-voz do YouTube afirma que os atrasos no carregamento estão a afetar os utilizadores das extensões AdBlock e AdBlock Plus e não estão relacionados com as medidas implementadas pela plataforma para detetar e limitar o uso de bloqueadores de anúncios.