A operadora móvel japonesa Softbank anunciou que vai adquirir 70% do capital Sprint Nextel por 20,1 mil milhões de dólares (15,5 mil milhões de euros. O negócio é o maior alguma vez realizado pela empresa japonesa fora do seu país e serve para adquirir a maioria de capital do terceiro operador norte-americano. À frente da Sprint estão a AT&T e a Verizon.



Os analistas olham para a operação como uma tentativa da Softbank para explorar um mercado em crescimento, o dos Estados Unidos, que ao contrário do Japão, continua a ganhar clientes e negócio, relata a Reuters.



O presidente da Sprint, que se irá manter no lugar, por sua vez, assegura que o negócio com a Softbank vai permitir à operadora norte-americana explorar novas oportunidades e assumir um papel mais determinante na consolidação do mercado de telecomunicações.



Com os clientes da Sprint, a Softbank passa a contar com um portefólio de 96 milhões de utilizadores, uma possibilidade que não parece estar a agradar aos acionistas da empresa. Desde que surgiram os primeiros rumores do negócio, na semana passada, a empresa já perdeu em bolsa um quinto do seu valor.



A Sprint conta neste momento com uma dívida líquida de 15 mil milhões de dólares e ao longo dos últimos 19 trimestres tem perdido dinheiro, indicadores que estarão a levantar alguns receios relativamente ao negócio.



Recorde-se que a Softbank foi a empresa que em 2006 adquiriu a Vodafone no Japão por 15,5 mil milhões de dólares. Hoje a companhia vale 38,1 mil milhões de dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira