A inteligência artificial é o tema por excelência do ano que agora está quase a terminar. Lançamentos sucessivos de ferramentas e soluções nesta área não deixam margem para dúvida da importâncias destas tecnologias que, por enquanto, beneficiam sobretudo um leque restrito de empresas que souberam posicionar-se em boa hora nesta corrida.

Uma análise publicada pelo site Stocklytics.com, mostra o impacto da IA na capitalização bolsista das cinco organizações referenciadas como as grandes vencedoras do ano, no que se refere aos ganhos que a IA e as soluções à volta dela já estão a gerar.

As vencedoras unânimes deste campeonato, que têm dado nas vistas todo o ano, são a Microsoft, a Alphabet, a Nvidia, a Meta e a Tesla. Em conjunto, as cinco empresas conseguiram este ano, e até à data, acrescentar 3,2 biliões de dólares à sua capitalização bolsista, que segue agora nos 7,3 biliões.

Todas as cinco empresas viram o valor das suas ações duplicar ou triplicar desde o início do ano e quem mais se destacou foi a Nvidia, com ganhos de 232% no valor das ações desde o início do ano. Em janeiro, a fabricante de processadores valia 364 mil milhões em bolsa, na semana passada já valia 1,2 biliões.

Stocklytics - 5 maiores vencedores da IA em 2023
créditos: Stocklytics

A segunda maior valorização bolsista vai para a Meta, que valia 320 mil milhões em janeiro e 869 mil milhões na semana passada, mais 169%. A terceira maior subida em capitalização bolsista foi da Tesla, que na semana passada valia em bolsa 805,8 mil milhões de dólares, mais 107% que no início do ano.

A Microsoft só este ano já conseguiu melhorar o seu valor de mercado em quase mil milhões de dólares. No terceiro trimestre fiscal do ano, a empresa melhorou os lucros do negócio de cloud em 27%, área onde está concentrada boa parte dos investimentos em IA e que contribuiu para receitas de 22,3 mil milhões de dólares no período, acima das expectativas de Wall Street. O percurso refletiu-se no valor das ações. Em janeiro, a empresa liderada por Satya Nadella tinha uma valorização bolsista de 1,8 mil milhões de dólares, avançou já até aos 2,7 mil milhões. A Alphabet fecha o Top 5 e aumentou este ano a valorização em 45%, para perto de 1,7 mil milhões de dólares.

A adoção crescente das soluções de IA, principalmente graças ao impulso da IA generativa, disparou este ano, para passar a chegar a 250 milhões de utilizadores, gerando 241 mil milhões de dólares em receitas, mais 80% que no ano passado.