Depois de Los Angeles e Bangalore, a SAP tem a decorrer, em Barcelona, a edição para a região EMEA da TechEd, a conferência anual onde dá a conhecer as suas mais recentes novidades em produtos e parcerias e promove o seu conjunto de soluções.

Este ano a gigante tecnológica designou Björn Goerke como principal anfitrião no conjunto de edições do evento e o Chief Technology Officer e presidente da SAP Cloud Platform subiu ao palco da Fira de Barcelona, mais uma vez, no papel de Capitão Kirk da série Star Trek, para mostrar às empresas “O Caminho das Estrelas” em direcção à transformação digital.

Já com outra “farda” e sem a USS Enterprise como cenário, sublinhou o quanto a SAP mudou desde que foi criada. “Sei que ainda somos normalmente conhecidos como uma empresa de ERP - o que não é mau, atenção, é bom: foi dessa forma que mudámos o mundo empresarial. Mas se olharmos para a SAP agora, é mesmo muito diferente daquilo que era há 20 ou mesmo 10 anos”, disse aos jornalistas presentes na TechEd Barcelona.

Para Björn Goerke, a SAP passou de uma empresa puramente de aplicações para uma empresa de plataformas, “o que, definitivamente, é o que os nossos clientes precisam”, enquanto passam pelo processo de transformação digital.

“Se olharmos para as inovações que temos apresentado ao mercado, a começar pela Hana, que acabou por virar de pernas para o ar todo o portfólio da SAP, transformando certas capacidades em aplicações nunca antes vistas, a grande rede de soluções cloud que construímos em nosso redor, em conjunto com o ERP, o investimento no envolvimento com a IoT (...), tudo isto faz da SAP uma empresa muito diferente”.

Mas se a fornecedora de soluções e as soluções estão diferentes, os clientes também estão. “Continuamos a falar com as mesmas empresas, mas o que vemos neste momento é que já não falamos necessariamente com a pessoa das TI; falamos cada vez mais com a pessoa responsável pela linha de negócio ou com o inovador, com o Chief Digital Officer”, referiu Björn Goerke. Tal leva a SAP “para além do seu comprador core. O que também é uma mudança”.

Da conversa com os jornalistas saiu também a garantia de que, a partir do próximo ano, todas as soluções SAP serão “compatíveis” com o Regulamento Geral de Proteção de Dados. “Somos um fornecedor para empresas, logo a segurança e a privacidade são uma preocupação fundamental. Quando a lei entrar em vigor na Europa, teremos todas as nossas soluções de acordo com as novas regras”.

A TechEd Barcelona começou dia 14 de novembro e decorre até esta quinta-feira, dia 16 de novembro. Este ano terá recebido mais de 4.600 visitantes. Na galeria de imagens pode ver um pouco do ambiente que se vive na feira de exposições catalã.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.