Está convocada para 27 de Abril a Assembleia-geral da Portugal Telecom, que além dos tradicionais pontos em agenda, vai votar a separação da PT Multimédia do grupo.



A medida é uma promessa feita pela administração liderada por Henrique Granadeiro no período em que a OPA da Sonaecom sobre o grupo de telecomunicações se mantinha em discussão.



Espera-se que o spin-off, prometido pela PT ainda para este ano, venha a criar mais concorrente no mercado português de telecomunicações com uma oferta triple play (Cabo, Internet e mais recentemente voz), que a prazo poderá também juntar voz móvel, como já referiu Henrique Granadeiro.



Para além disso, a operação tirará da posse da PT uma das duas principais redes de telecomunicações fixas com cobertura nacional: o cabo, versus o cobre. Uma medida que constava aliás dos remédios alinhados pela Autoridade da Concorrência e que é há muito pedida pelos concorrentes da operadora.



A proposta que os accionistas vão votar a 27 de Abril prevê a entrega de 4 acções da PT Multimédia por cada 25 acções da PT detidas. A fórmula resulta da "aplicação do factor 0,16 ao número de acções representativas do capital social da PT detidas no momento da atribuição", explica a convocatória.



Com o objectivo de concretizar mais uma promessa da OPA - o reforço da remuneração aos accionistas através do anunciado programa de recompra de acções - os accionistas da empresa vão ainda votar uma redução de capital de 16,5 por cento.



Entre os restantes pontos agendados para discussão está a aprovação de contas referentes ao exercício de 2006 e mais duas operações de aumento de capital social (pela incorporação de 79 milhões de euros da reserva legal) e redução de capital (através da redução do valor nominal da totalidade das acções).



A 24 de Abril terá lugar a Assembleia-geral da PT Multimédia onde será votada, entre outros pontos, a extinção das de cerca de 102 mil acções da categoria A actualmente na posse da PT e que suportam o veto de decisões estratégicas.

Nota de Redacção: Por lapso o TeK tinha noticiado erradamente a data da AG da PT.



Notícias Relacionadas:

2007-03-19 - Amado da Silva questiona disponibilidade dos accionistas para spin-off da PT Multimédia

2007-03-07 - Granadeiro esclarece timing do spin-off da PT Multimédia em entrevista dirigida aos colaboradores