A Portugal Telecom e a chinesa ZTE assinaram um acordo de cooperação técnica e cientifica que aproxima as duas empresas nos domínios da investigação e desenvolvimento de novos produtos e serviços, prevendo ainda esforços conjuntos para "ampliar as actividades de ambas em vários mercados", explica um comunicado.



O acordo estabelece um conjunto de princípios orientadores que abrem a porta a parcerias entre as duas entidades na participação em concursos para o fornecimento de equipamentos e soluções em telecomunicações na China, ou noutros mercados estratégicos para as duas empresas.



Para a PT o acordo pode garantir novos contratos de fornecimento de produtos e serviços desenvolvidos no seio a PT Inovação, sobretudo na zona da Ásia, onde a ZTE tem maior posição.



Por sua vez a empresa chinesa beneficia da presença da PT nos PALOPs. De sublinhar que a PT Inovação e a ZTE já trabalham juntas em mercados como Timor ou o Brasil, onde asseguram a plataforma tecnológica de suporte à rede de telecomunicações.



Este acordo pode ser um movimento chave para as intenções da PT em reforçar investimentos na zona asiática, uma intenção que Miguel Horta e Costa vem referindo e que concretizou durante a visita oficial do Presidente da República à China que acompanha, juntamente com uma comitiva de empresários.



Miguel Horta e Costa admite que a PT está interessada e tem condições para aumentar participação naquela zona do globo e encara o actual acordo como mais um passo na preparação do grupo português para a abertura do mercado chinês ao investimento estrangeiro em finais de 2006.



Nessa altura a PT pretende reforçar a sua aposta naquele país, usando como porta de entrada Macau, onde detém participações na operadora CTM (28 por cento) ou na televisão por cabo (que controla a 80 por cento), detalhou o responsável em declarações citadas pela Lusa. Segundo as mesmas declarações o CEO preconiza que a presença da PT na China será sempre de nicho.



A ZTE é uma das mais importantes empresas de telecomunicações da China que desenvolve e fabrica equipamentos para as redes fixa e móvel.



Notícias Relacionadas:

2004-05-15 - Ernâni Lopes defende aposta reforçada na internacionalização e modelo de governação da PT

2002-02-01 - PT Inovação aposta na internacionalização e abre subsidiária no Brasil

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.