A Agência Nacional de Inovação (ANI) entregou esta sexta-feira, 21 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social edições 2021 e 2022, assim como o respetivo Prémio Carreira do galardão.

Miriam Alves, da SIC, Rui da Rocha Ferreira, da Exame Informática, e Maria Simiris, do jornal Barlavento venceram as distinções relativas a 2021, e Rita Colaço, da Antena 1, Teresa Sofia Serafim, do Público, foram os vencedores em 2022.

Fátima Caçador, do SAPO TEK, e Lourenço Medeiros, da SIC, foram distinguidos com os prémios carreira 2022 e 2021, respetivamente.

Organizado pela ANI, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social pretende reconhecer a qualidade jornalística, destacando os melhores trabalhos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal - ou em parceria relevante com entidades nacionais - em 2021 e 2022.

Este prémio pretende aproximar os órgãos de comunicação social (OCS) e jornalistas à comunidade científica e tecnológica, bem como valorizar o tema da Inovação na comunicação social enquanto poderoso instrumento de serviço público.

A cerimónia de entrega de prémios está a decorrer no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, num evento que conta com a presença do correspondente internacional do The Economist, Robert Lane Greene como key note speaker, e com representantes do Sindicato dos Jornalistas e da COTEC, que integraram o júri.

Nota da redação : foi feita uma correção relativa aos anos dos prémios