Está a ser avaliada a criação de uma nova empresa europeia no sector espacial, para competir com os serviços Starlink, da SpaceX de Elon Musk. Mais concretamente, Airbus, Thales e Leonardo estão a explorar avançar com o projeto "Bromo", com um nome de código inspirado num vulcão indonésio, que prevê a formação de uma líder europeia de satélites, seguindo o modelo da MBDA, empresa na área de mísseis e propriedade das mesmas empresas.

A informação é avançada pela Reuters, que cita fontes próximas ao assunto, referindo que as negociações já avançaram o suficiente para merecer um nome de código dentro da Airbus e a definição de uma estrutura preferencial: uma nova entidade que integre os ativos de satélites dos parceiros, ao invés de uma simples aquisição.

Isto porque, até agora, as principais fabricantes de satélites da Europa têm apenas admitido a necessidade de colaboração para enfrentar as perdas substanciais num sector em rápida transformação, dominado pela expansão das constelações de satélites em órbita baixa.

O CEO da Leonardo, Roberto Cingolani, confirmou que o modelo será baseado no da MBDA. "É difícil que seja outra coisa", afirmou durante um evento em Roma. Enquanto Airbus e Thales se recusaram a comentar, fontes sugerem que o processo poderá demorar anos a concretizar-se, refere a Reuters.

Rival europeia da SpaceX consegue mais de 150 milhões de euros em financiamento
Rival europeia da SpaceX consegue mais de 150 milhões de euros em financiamento
Ver artigo

A deia da iniciativa surge num contexto de esforço crescente da Europa competir no sector espacial. Recentemente, a The Exploration Company arrecadou mais de 150 milhões de euros para financiar a sua cápsula reutilizável Nyx.

A empresa está atualmente a desenvolver a segunda versão da Nyx, que espera lançar no próximo ano, seguida de uma versão final em 2028. Este modelo será parcialmente financiado pela Agência Espacial Europeia.

Embora o mercado da exploração espacial esteja a crescer acentuadamente, a área dos lançadores e das naves reutilizáveis ainda tem poucos players. O maior é definitivamente a SpaceX, com a sua Dragon.

Refira-se que na Europa também está a ser construído o veículo espacial Space Rider, que irá pousar nos Açores no seu voo inaugural.