Está confirmado que Santa Maria, nos Açores, será o local de aterragem do voo inaugural do Space Rider. O anúncio foi feito pelo diretor de voo da Agência Espacial Europeia (ESA), Stefano Bianchi, esta quinta-feira, 7 de novembro, durante o evento de inauguração da sede da Agência Espacial Portuguesa em Vila do Porto.

O mesmo responsável já tinha avançado, em fevereiro, que Santa Maria era uma das melhores possibilidades, quando se deslocou ao local no âmbito do processo do destino de  aterragem do Space Rider, que decorria. "Estou aqui para insistir nisso. Santa Maria é uma boa opção", afirmou na altura, prometendo tomar uma decisão rapidamente.

Com lançamento previsto para 2027, o novo vaivém da ESA será uma plataforma de testes e ensaios científicos em órbita, com capacidade de retorno e reutilização. Atualmente em fase de testes e validação, permitirá à Europa dispor de um veículo espacial com capacidade para embarcar experiências em ambiente de microgravidade, com regresso assegurado.

Este vaivém, que após o lançamento permanecerá no espaço por cerca de dois meses, poderá a vir a ser usado comercialmente, o que capacitará a indústria europeia para abrir novos mercados.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o projeto Space Rider

Está previsto que o voo inaugural do Space Rider leve várias experiências científicas a bordo, entre elas uma do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) da Universidade de Coimbra, projeto promovido e apoiado pela Agência Espacial Portuguesa. A indústria portuguesa está também presente do desenvolvimento do veículo Space Rider.

A ESA explica o que está previsto para o Space Rider em vídeo

A escolha de Santa Maria como local de aterragem sublinha a importância dos Açores no futuro das infraestruturas espaciais europeias, realça Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, lembrando que "Portugal tem feito um longo caminho, dando os passos necessários para a implementação do futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria".

A Agência abre assim uma nova oportunidade no campo da experimentação e operação de missões espaciais, sendo este o objetivo da criação de um hub de retorno e acesso ao espaço em Santa Maria.

Este hub multifuncional estará equipado com infraestruturas que servirão de apoio às atividades de investigação e experiências científicas desenvolvidas no Space Rider, mas também de outras missões de reentrada de veículos orbitais.