O “Double 11” ou "Single's Day" é semelhante ao Black Friday e é o dia em que as lojas chinesas promovem os grandes descontos nas suas plataformas online. O nome, baseado no dia 11 do mês 11, tem uma duração de 24 horas e é um autêntico festival de compras. Para ter uma ideia, a adesão supera qualquer feriado natalício nos Estados Unidos.

Este ano, a Alibaba voltou a superar recordes ao conseguir faturar mil milhões de dólares em apenas um minuto e 26 segundos. Em apenas uma hora, a contabilidade tinha registado mais de 10 milhões de vendas, quase seis minutos mais rápido que no ano anterior. No geral, foram registadas mais de mil milhões de encomendas na plataforma. As marcas mais procuradas foram a Apple, Gap e Nike, entre outras.

No total, a empresa ultrapassou os 30,8 mil milhões de dólares em vendas no período de 24 horas nas suas plataformas, batendo os 25,3 mil milhões de dólares registados em 2017, num crescimento de negócio deste período em 27%.

Este ano, o grupo Alibaba realizou uma gala no evento com personalidades famosas, tais como Mariah Carey, numa estratégia de foco no chamado “novo retalho”, ou seja, a fusão da componente online do negócio com o offline, adianta a CNBC. Neste sentido, as pessoas entram numa loja, fazem as compras e pagam com o smartphone.