O retalhista online Amazon superou todas as expectativas ao anunciar esta terça-feira ter obtido lucro durante o seu quarto trimestre fiscal de 2001, findo a 31 de Dezembro passado. Em conferência de imprensa, os responsáveis da "superloja" indicaram que as compras online durante a época de Natal acabaram por originar um aumento de 15 por cento nas suas vendas.



A Amazon - que desde 1997, altura em que entrou na bolsa, já perdeu perto de 3 mil milhões de dólares (3,402 mil milhões de euros ou 682,15 milhões de contos) - afirmou que os lucros do seu quarto trimestre fiscal foram de 5 milhões de dólares (5,67 milhões de euros ou 1,13 milhões de contos) ou de 1 cêntimo de dólar (1,1 cêntimo de euro ou 2,27 escudos)por acção, quando um ano antes tinha apresentado perdas de 545 milhões de dólares (618 milhões de euros ou 123,9 millhões de contos), ou 1,53 dólares (1,74 euros ou 348 escudos) por acção.



No último trimestre de 2001, as receitas da Amazon chegaram ao valor recorde de 1,12 mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros ou 254,6 milhões de contos), um crescimento de 15 por cento face ao período homólogo do ano anterior e três vezes mais rápido do que o esperado pelos analistas de Wall Street.



Para os resultados alcançados contribuiu, segundo declarações de Warren Jenson, director financeiro da Amazon, o seu segmento principal de negócio: a divisão de livros, música e vídeo e nomeadamente uma promoção que oferecia descontos em livros mais dispendiosos.



Depois de no terceiro trimestre de 2001 ter assistido a uma quebra de 12 por cento nas vendas deste seu segmento, nos três meses seguintes a Amazon indica que o crescimento recomeçou, aumentando 5 por cento a nível mundial e atingindo os 538 milhões de dólares (610 milhões de euros e 122,33 milhões de contos). As vendas na área da electrónica de consumo, que em determinada altura foram um forte motor de crescimento da Amazon, baixaram agora 2 por cento.



O segmento internacional, que diz respeito às unidades no Reino Unido, Alemanha, França e Japão, foi de longe a estrela nos resultados uma vez que as vendas aumentaram 81 por cento para os 262 milhões de dólares (297 milhões de euros ou 59,57 milhões de contos). Os serviços, a divisão mais pequena mas também mais rentável da Amazon, subiram 3 por cento, para os 98 milhões de dólares (111,3 milhões de euros ou 22,283 milhões de contos).


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