Amazon, Google, Canon, Apple, Microsoft ou Cisco estão entre as empresas menos transparentes do mundo, de acordo com um relatório publicado esta semana pela Transparency Internacional, que analisou práticas e dados das 105 maiores multinacionais a nível mundial.



Nenhuma das empresas consegue mais do que 3.5 valores na escala de 0-10 que avalia as políticas das organizações e os mecanismos implementados para prevenir fenómenos como a corrupção ou práticas de mercado pouco licitas.



Para apurar dados o organismo recorre à informação pública disponível nos relatórios e contas das empresas e noutras fontes, analisando a existência de programas concretos para controlar o risco do grande poder de influência das multinacionais ser usado de formas menos corretas.



Entre as tecnológicas de referência mal posicionadas em matéria de políticas de transparência o pior lugar é da Amazon, que não consegue mais que 2.8 na avaliação de critérios, ficando no 98º lugar da tabela. A Google soma uma pontuação idêntica (2.9), tal como a Canon (3.0). A Apple e a Microsoft reúnem 3.2 e 3.5, respetivamente.



Na primeira metade da tabela as presenças tecnológicas são sobretudo asseguradas por empresas mais ligadas à área das telecomunicações, como a France Telecom (6.6), a Vodafone (6.4), a Siemens (6.3) ou a Telefónica. Entre os gigantes das TI a SAP é a que pontua mais com 5.8 pontos.



Oracle, IBM ou Samsung são avaliadas no intervalo dos 4 pontos, enquanto Intel ou HP se ficam pelos 3.


Juntas as empresas analisadas no relatório valem 11 biliões de dólares e influenciam a vida de pessoas em 200 países. Globalmente o relatório concluiu que dois terços das empresas analisadas fornecem informação sobre os seus programas de prevenção à corrupção e que a maioria tem implementados códigos de conduta.


O número representa uma evolução face a 2009, último ano em que o organismo levou a cabo esta análise, quando menos de metade das empresas fornecia informação sobre programas de combate à corrupção.






Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.