
Amazon, Google, Canon, Apple, Microsoft ou Cisco estão entre as empresas menos transparentes do mundo, de acordo com um relatório publicado esta semana pela Transparency Internacional, que analisou práticas e dados das 105 maiores multinacionais a nível mundial.
Nenhuma das empresas consegue mais do que 3.5 valores na escala de 0-10 que avalia as políticas das organizações e os mecanismos implementados para prevenir fenómenos como a corrupção ou práticas de mercado pouco licitas.
Para apurar dados o organismo recorre à informação pública disponível nos relatórios e contas das empresas e noutras fontes, analisando a existência de programas concretos para controlar o risco do grande poder de influência das multinacionais ser usado de formas menos corretas.
Entre as tecnológicas de referência mal posicionadas em matéria de políticas de transparência o pior lugar é da Amazon, que não consegue mais que 2.8 na avaliação de critérios, ficando no 98º lugar da tabela. A Google soma uma pontuação idêntica (2.9), tal como a Canon (3.0). A Apple e a Microsoft reúnem 3.2 e 3.5, respetivamente.
Na primeira metade da tabela as presenças tecnológicas são sobretudo asseguradas por empresas mais ligadas à área das telecomunicações, como a France Telecom (6.6), a Vodafone (6.4), a Siemens (6.3) ou a Telefónica. Entre os gigantes das TI a SAP é a que pontua mais com 5.8 pontos.
Oracle, IBM ou Samsung são avaliadas no intervalo dos 4 pontos, enquanto Intel ou HP se ficam pelos 3.
Juntas as empresas analisadas no relatório valem 11 biliões de dólares e influenciam a vida de pessoas em 200 países. Globalmente o relatório concluiu que dois terços das empresas analisadas fornecem informação sobre os seus programas de prevenção à corrupção e que a maioria tem implementados códigos de conduta.
O número representa uma evolução face a 2009, último ano em que o organismo levou a cabo esta análise, quando menos de metade das empresas fornecia informação sobre programas de combate à corrupção.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Cristina A. Ferreira
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários