A Amazon começou a aplicar tecnologia de inteligência artificial (IA) para a criar resumos das avaliações deixadas pelos clientes aos produtos que adquiriram.

Com a nova possibilidade, a ideia será poupar tempo aos utilizadores da plataforma de ecommerce que costumam espreitar as inúmeras avaliações deixadas por outros compradores.

O novo recurso terá sido descoberto por Mark Wieczorek, diretor de tecnologia da agência de marketing Fortress Brand, segundo avança a imprensa internacional, que partilhou um dos sumários, que no fim tem a nota: “Gerado por IA a partir do texto das avaliações dos clientes”.

No momento, os resumos gerados por IA estão apenas a aparecer no site móvel da Amazon e só para alguns produtos selecionados.

Por parte da Amazon ainda não há nenhum anúncio público sobre o novo recurso, embora a gigante do ecommerce tenha comentado que está “a investir significativamente em IA generativa” em todos os seus negócios, referindo a possibilidade desse investimento poder ser canalizado para eliminar avaliações falsas no site.

São vários os meios que mencionam os diversos anúncios de emprego publicados no mês passado, como justificação para o interesse da Amazon na inteligência artificial. Um deles - para engenheiro sénior de desenvolvimento de software – referia que a empresa pretende reformular o seu processo de pesquisa "com uma experiência de conversação interativa que ajude a encontrar respostas para perguntas sobre produtos, realizar comparações, receber sugestões personalizadas e muito mais, para encontrar facilmente o produto perfeito para suas necessidades”.