As autoridades europeias da concorrência estão à espera de documentos solicitados à Google para prosseguir com a investigação que pretende apurar se a compra da Motorola pela gigante norte americana da Internet pode lesar a concorrência.



Os documentos que a Google tem de entregar ao regulador europeu são "essenciais para avaliar a transação", pelo que a investigação só pode continuar depois de os receber, adiantou uma porta-voz da Comissão Europeia, ao The New York Times. "Assim que recebermos os documentos reiniciamos o relógio", acrescenta Amélia Torres. O teor dos documentos solicitados não é conhecido.



A Google adquiriu a Motorola por 12,5 mil milhões de dólares, num negócio que passa para a empresa um extenso portefólio de patentes na área das comunicações móveis, uma área na qual a Google se faz representar através do sistema operativo Android, cujo desenvolvimento coordena.



Espera-se que o acervo de patentes herdadas da Motorola dê à Google uma espécie de escudo contra os processos judiciais dirigidos à empresa por questões relacionadas com o sistema operativo móvel.



Na Europa a Google é entretanto alvo de mais um processo de investigação. As autoridades da concorrência estão também a analisar os argumentos usados, nas queixas que receberam acusando a empresa de abuso de posição dominante no mercado das pesquisas e da publicidade online.



No que se refere ao negócio com a Motorola, era esperada uma decisão europeia até ao próximo dia 10 de janeiro. Nos Estados Unidos decorre um processo de investigação idêntico, que também ainda não produziu resultados.



As primeiras expetativas da Google apontavam para a conclusão da compra da Motorola ainda este ano, mas a demora na análise dos reguladores levou a empresa a admitir, já em meados do mês passado, que só deveria encerrar a compra no início de 2012.



Só a aprovação dos acionistas da empresa já foi confirmada. Mais de 99 por cento dos acionistas da empresa deram o seu aval ao negócio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira