Está a decorrer um estudo sobre a oferta e procura de Tecnologias da Informação e Electrónica (TIE) em Portugal, promovido pela ANETIE (Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica) e a MultiSector – Consultores em Tecnologia e Gestão Industrial. Este estudo tem como base dados recolhidos em inquéritos e entrevistas presenciais aos clientes em TIE e respectivos fornecedores que operam em Portugal.



Os inquéritos podem ser respondidos online, estando organizados por áreas, nomeadamente Câmaras Municipais e Institutos Públicos, Empresas Fornecedoras de TIEs e Outras Empresas e Instituições. De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o objectivo do estudo é a caracterização do nível de utilização das TIE nos referidos sectores e contribuindo para a detecção de oportunidades de negócio resultantes da carência das empresas ao nível das novas tecnologias de informação e electrónica.



Do lado da procura esta análise irá centrar-se nos sectores mais determinantes da economia nacional como o têxtil, a confecção, o couro e calçado e o automóvel, procurando identificar as suas necessidades e lacunas. Em simultâneo será efectuada uma análise a outras actividades económicas nacionais de grande impacto como a construção civil, a hotelaria e restauração, a saúde, a educação e a administração pública.



Do lado da oferta será traçado o perfil dos forncedores de TIE nacionais de hardware, software, redes, electrónica, Internet, correio electrónico e comércio electrónico, entre outros, procurando dimensionar e aferir a sua capacidade de absorção de tecnologias de informação e electrónica.



Notícias Relacionadas:

2002-10-15 - Economia e TICs precisam de responder com inovação à conjuntura económica


2001-10-25 - Anetie debate evolução das TIs em Portugal

2001-08-16 - ANETIE estabelece parceria com a IDC para aquisição de estudos