A Associação Nacional de Jovens Empresários anunciou um conjunto de projetos que pretendem ajudar as pequenas e médias empresas no caminho para a transição digital e fomentar o empreendedorismo entre os mais jovens, num investimento de um milhão de euros.

O projeto direcionado às PME visa chegar a 3 mil empresas em 30 municípios até ao final do ano, com ações de formação para a capacitação digital. Também prevê a criação de uma plataforma e de um acelerador digitais.

No que se refere à formação, que já começou no Porto, a associação vai colocar à disposição dos empreendedores um conjunto de conteúdos multidisciplinares “de valor acrescentado ao processo de transformação das ideias em negócios”, define-se. Na capital nortenha estas ações de formação, centradas sobretudo no desenvolvimento de competências estratégicas, vão concentrar-se em 2400 horas e abranger 120 empresas.

O Acelerador Digital que a ANJE está a preparar, por sua vez, estará direcionado a empresas low-tech e PMEs e vai disponibilizar “um modelo de gestão completo, integrado, atual, sustentado nas melhores práticas internacionais e capaz de apoiar as empresas na sua transformação integral” para a era digital, explica a ANJE.

“A ANJE está convicta que poderá dar um contributo importante para a recuperação económica, colocando-se ao lado dos empresários e das empresas para os ajudar numa transformação digital que é cada vez mais urgente”, acrescenta Alexandre Meireles, presidente da associação.

Mini-programa para o empreendedorismo jovem

Na promoção do empreendedorismo, o plano de ação da ANJE passa por um ciclo de conferências sobre o tema, que vai privilegiar territórios de baixa densidade, ou pelo lançamento de uma “mini-jornada de ideação de ideias”, que ajude a desenvolver competências empreendedoras em alunos entre os 14 e os 23 anos. 

Está também previsto o lançamento do Roteiro Buzz Empreende que, em cada uma das três edições previstas, vai percorrer 10 escolas de ensino superior e incluir seminários, pitchs, encontros entre empreendedores e sessões de apoio informativo.

Nos planos da ANJE para esta área cabe ainda o lançamento da Plataforma Gaming Empreendedorismo que quer “incitar ao desenvolvimento de estratégia e consultoria de análise, definição de indicadores, divulgação dos resultados e competição entre empreendedores”, detalha a associação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.