Em declarações aos jornalistas portugueses em Praga, no final da reunião do grupo de países “Amigos da Coesão”, o primeiro-ministro confirmou que, na quarta-feira, irá falar no Web Summit sobre a “taxação dos grandes gigantes do digital, que geram receitas muito grandes no espaço da União Europeia e que ou não pagam rigorosamente nenhum imposto ou pagam muito poucos impostos” no espaço comunitário, escreve hoje a agência Lusa.

“Quem está na Web Summit percebe isso perfeitamente porque qualquer ‘startup’, qualquer empresa que esteja a investir na área do digital, não deixa de pagar impostos no país onde está. Agora esses gigantes do digital, que ocupam um espaço global como se fosse um espaço de ninguém, e não são tributados em sítio nenhum, fazem manifesta concorrência desleal precisamente a essas pequenas e médias empresas, às ‘startups’ que estão na Web Summit”, avaliou.

Na luta a favor da taxação dos gigantes do digital, uma das maiores ‘aliadas’ de António Costa tem sido a comissária europeia da Concorrência e futura vice-presidente executiva da Comissão liderada por Ursula Von der Leyen, Margrethe Vestager, que também estará presente no Web Summit.

Concorrência: Os casos da Google, o sucesso da regulação e a necessidade de impedir o Wild West
Concorrência: Os casos da Google, o sucesso da regulação e a necessidade de impedir o Wild West
Ver artigo

“Recordo-me de um discurso que a senhora Vestager fez com muita coragem na Web Summit dizendo “é inaceitável que vocês tenham de pagar impostos nos vossos países e os grandes gigantes do digital possam ganhar milhares de milhões de euros na Europa e não pagarem um cêntimo”, lembrou, ao mencionar a sua presença naquele evento.

Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave, Daire Hickey e David Kelly, o Web Summit é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e realiza-se pelo quarto ano em Lisboa. O evento vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos.

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades do Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?

Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.