Stephen Elop, atual presidente da Nokia, é apontado como o nome mais provável para ocupar o lugar de CEO na gigante norte-americana de software quando Steve Ballmer se retirar, como anunciou na semana passada que iria fazer.



O site Ladbrokes é uma das plataformas de apostas que tem uma negociação aberta a propósito da sucessão na Microsoft, que ao longo dos últimos 13 anos foi liderada por Steve Ballmer. Numa longa lista de possíveis sucessores, Elop será a aposta mais segura, com uma probabilidade de 5/1.



Recorde-se que Stephen Elop passou pela Microsoft, antes de assumir a liderança da Nokia, tornado-se o primeiro presidente não finlandês da fabricante de telemóveis.



Na Microsoft, Elop esteve dois anos e dirigiu a divisão responsável pelos produtos da suite de produtividade Office. Na Nokia manteve uma ligação estreia à companhia norte-americana e foi com ele que a fabricante assinou a parceria com a Microsoft para a área dos smartphones.



O acordo mudou o rumo da estratégia da Nokia para a área dos smartphones e ditou a morte do Symbian, o sistema operativo que centrava a aposta da fabricante no segmento dos telefones móveis inteligentes.


Do lado da Nokia, a parceria implicou exclusividade, já que só o Windows Phone corre no hardware da fabricante, uma condição que tem garantido o lançamento antecipado de novidades do sistema operativo nos equipamentos da marca.



A seguir a Elop, surgem como sucessores mais prováveis de Ballmer na Microsoft na lista do Ladbrokers, Kevin Turner, presidente da divisão do Windows, ou Steve Sinofsky que lhe antecedeu no cargo e que abandonou a empresa recentemente.

Nota de redação: Foi clarificada uma informação no texto, sobre a parceria entre a Nokia e a Microsoft.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico