A autoridade espanhola da concorrência, a Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC), abriu uma investigação à Apple e à Amazon, uma vez que acredita que as práticas das empresas no setor de vendas online de produtos eletrónicos, assim como de prestação de serviços de comercialização a terceiros através de marketplaces em Espanha, violam as regras da concorrência.
A CNMC defende que, tendo em conta a informação a que teve acesso, há a possibilidade de as duas gigantes tecnológicas terem estabelecido um acordo entre si que resulta numa série de restrições no website da Amazon em Espanha.
Entre as restrições apontadas pela autoridade incluem-se restrições a nível da venda de produtos da Apple por empresas terceiras e de campanhas publicitarias de produtos “rivais” aos da empresa da maçã. O acordo daria ainda prioridade às campanhas publicitárias da Amazon dirigidas a clientes da Apple.
Em comunicado, a entidade explica que a investigação decorrerá ao longo de um período máximo de 18 meses até que haja uma resolução.
Em resposta à abertura da investigação, a Apple afirmou, em comunicado ao jornal El País, que trabalha em colaboração com a Amazon para assegurar a qualidade e proteger os consumidores de artigos falsificados, garantindo que os compradores recebem sempre produtos originais.
A Apple enfatizou que a segurança dos seus clientes é uma prioridade e que as suas equipas estão em constante colaboração com autoridades, vendedores e empresas que detém websites de ecommerce para eliminar produtos contrafeitos do mercado.
Em linha com a gigante de Cupertino, a Amazon deu também a conhecer que as suas práticas cumprem as leis e que colaborará com as autoridades espanholas para esclarecer o sucedido.
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