A Apple e a Samsung foram multadas no Brasil por não incluírem carregadores na caixa dos smartphones que vendem. De acordo com a decisão do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), o total das multas aplicadas a cada uma das empresas chega a quase 26 milhões de reais, o equivalente a mais de 4,2 milhões de euros.

Em comunicado, a entidade explica que, em agosto do ano passado, levou a cabo uma investigação em várias lojas, onde verificou a prática. Foram também identificadas “irregularidades e danos aos clientes”, incluindo falta de informação e “vantagem manifestamente excessiva exigida para o consumidor”.

O Procon verificou ainda a prática de “venda casada”, onde a compra de um determinado produto está condicionada à compra de outro, e que é proibida no Brasil, segundo o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Por um lado, uma vez que esta não é a primeira vez que a Samsung é visada pelo Procom, a empresa foi multada em mais de 15,5 milhões de reais, o equivalente a mais de 2,5 milhões de euros.

Apple multada no Brasil por deixar de incluir carregadores na caixa do iPhone
Apple multada no Brasil por deixar de incluir carregadores na caixa do iPhone
Ver artigo

Por outro, a coima aplicada à Apple rondou inicialmente o mesmo valor, mas como esta foi a primeira vez que a empresa foi visada pela Procon Fortaleza em específico, a multa desceu para mais de 10,3 milhões de reais, que correspondem a mais de 1,6 milhões de euros. Ambas as tecnológicas terão oportunidade de recorrer das multas aplicadas.

Recorde-se que, em março do ano passado, a Apple já tinha sido multada por não incluir carregadores nas caixas do iPhone, neste caso pela Procon São Paulo.