A Apple e a Samsung foram multadas no Brasil por não incluírem carregadores na caixa dos smartphones que vendem. De acordo com a decisão do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), o total das multas aplicadas a cada uma das empresas chega a quase 26 milhões de reais, o equivalente a mais de 4,2 milhões de euros.
Em comunicado, a entidade explica que, em agosto do ano passado, levou a cabo uma investigação em várias lojas, onde verificou a prática. Foram também identificadas “irregularidades e danos aos clientes”, incluindo falta de informação e “vantagem manifestamente excessiva exigida para o consumidor”.
O Procon verificou ainda a prática de “venda casada”, onde a compra de um determinado produto está condicionada à compra de outro, e que é proibida no Brasil, segundo o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.
Por um lado, uma vez que esta não é a primeira vez que a Samsung é visada pelo Procom, a empresa foi multada em mais de 15,5 milhões de reais, o equivalente a mais de 2,5 milhões de euros.
Por outro, a coima aplicada à Apple rondou inicialmente o mesmo valor, mas como esta foi a primeira vez que a empresa foi visada pela Procon Fortaleza em específico, a multa desceu para mais de 10,3 milhões de reais, que correspondem a mais de 1,6 milhões de euros. Ambas as tecnológicas terão oportunidade de recorrer das multas aplicadas.
Recorde-se que, em março do ano passado, a Apple já tinha sido multada por não incluir carregadores nas caixas do iPhone, neste caso pela Procon São Paulo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários