A próxima geração de smartphones da Apple pode vir equipada com um sistema que permitirá realizar pagamentos eletrónicos. A entrada da tecnológica de Cupertino neste segmento há muito que é falada, mas de acordo com a Bloomberg um dos passos mais importantes já terá sido dado: o estabelecimento de parcerias com algumas das maiores empresas dos pagamentos eletrónicos.



A Visa, a Mastercard e a American Express estão alegadamente a trabalhar com a Apple no lançamento do novo serviço de pagamentos. A agência de notícias escreve mesmo que a Apple que tornar o iPhone na nova carteira dos utilizadores.



O novo serviço deverá ser revelado já na próxima semana, 9 de setembro, no mesmo evento onde serão apresentados novos dispositivos móveis por parte da marca da maçã.



A Bloomberg fala na possibilidade de o próximo iPhone incluir a tecnologia de comunicação de curta distância NFC, um factor de segurança que será conjugado com o leitor de impressões digitais. Caso estes rumores se confirmem então os telemóveis até aqui lançados não deverão suportar o novo sistema de pagamento.



Ainda não é certo se o serviço será apenas lançado nos EUA numa fase inicial, mas a Apple tem a seu favor um factor decisivo no mercado doméstico que pode garantir o sucesso da nova ferramenta: o iPhone é um dos modelos de smartphones mais vendidos. E ao apresentar novas características e funcionalidades, a Apple pode impulsionar a venda de novos equipamentos mesmo junto de pessoas que já têm um iPhone.



A Bloomberg alerta no entanto que muito do sucesso da Apple neste novo campo passará pela adoção e pela aceitação do novo sistema junto dos retalhistas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico