A produção dos telemóveis da Apple pode estar prestes a migrar para os Estados Unidos.

De acordo com a publicação japonesa, Nikkei, a tecnológica de Cupertino pediu às empresas com quem fabrica o iPhone que investigassem a possibilidade de fixar as suas linhas de produção em território norte-americano.

Segundo o mesmo site, que cita fontes anónimas próximas da empresa, a Apple colocou a hipótese à Foxconn e à Pegatron, duas das maiores empresas responsáveis pela montagem dos seus smartphones. A primeira está a ponderar, mas a segunda já arredou a hipótese.

A questão foi alegadamente colocada em junho, antes da vitória de Donald Trump nas eleições, mas o presidente eleito já manifestou que queria ver a tecnológica a produzir os seus modelos nos Estados Unidos.

A Nikkei escreve ainda que uma possível transferência para o lado oposto do Pacífico iria aumentar os custos de produção do iPhone em mais de 50% uma vez que a maioria das empresas que teriam de se deslocar não têm grande presença nos EUA. Atualmente a Apple paga 225 dólares pela produção de um iPhone 7 com 32GB de armazenamento.