No próximo dia 12 de setembro a Apple cumpre mais um ritual anual de apresentação da nova geração de smartphones iPhone. Novas funcionalidades, alterações ao design e até a estreia de cores são alguns dos rumores que têm surgido em torno do iPhone 15. Mas há uma alteração que a Apple não pode fugir: a mudança do sistema de carregamento proprietário Lightning para USB-C. Esta foi uma imposição da União Europeia, a cumprir a partir de 2024, na adoção do carregamento único.

Apesar de ter batido o pé durante anos a adoção do USB-C, defendendo que seria uma limitação tecnológica, a empresa de Tim Cook terá mesmo de fazer a mudança e claro, transformá-la num ponto positivo da família iPhone 15. E como Mark Gurman, editor da Bloomberg, destaca, espera-se que a Apple apresente esta mudança como positivo para os utilizadores: o uso de um único cabo de carregamento para iPhone, Macs e iPads; maior velocidade de transferência de dados nos modelos de topo e carregamento mais rápido. Mas a principal vantagem será, obviamente, a universalidade dos carregadores compatíveis com equipamentos Android.

Veja na galeria algumas das cores do iPhone 15:

No aspeto negativo da mudança é apontada a perda de receitas associadas ao licenciamento de acessórios das fabricantes de acessórios baseados em Lightning. Os acessórios vendidos por terceiros têm de ter certificações da Apple e no caso dos adaptadores de carregamento e acessórios para os automóveis tinham de ter conectores Lightning. São fontes de rendimento que a Apple vai perder.

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A Apple teve também de investir recursos a fazer uma mudança de tecnologia que não estava nos seus planos nos últimos anos. Mas talvez o ponto mais importante seja a aproximação de compatibilidade com o ecossistema Android, poderá tornar mais fácil aos clientes da Apple mudarem para os smartphones rivais, reforça Mark Gurman na sua newsletter semanal.

Poderá o iPhone 15 dar a liderança do mercado à Apple?

O lançamento do iPhone 15 poderá ser talismã para a Apple. Os analistas têm feito previsões positivas para a Apple e o lançamento da nova família de smartphones poderá catapultar a fabricante para o primeiro lugar das vendas, que há anos é liderado pela Samsung. As constantes quebras no mercado de smartphones têm prejudicado as fabricantes, mas a Apple é a única que se mantém resiliente e a cada trimestre a aumentar a sua quota do mercado.

No relatório referente a junho da Counterpointapenas 5 pontos percentuais separavam a liderança do mercado da Samsung (22%) da empresa da maçã (17%). Embora ainda não se saibam os resultados do terceiro trimestre do ano, as atenções estão colocadas no quarto período. O lançamento do iPhone 15 deverá converter muitos utilizadores do iPhone 12, prometendo campanhas de retoma agressivas, o que colocará a Apple num bom posicionamento.

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Caso a Apple se mantenha resiliente às quebras do mercado, a Counterpoint estima que possa chegar à liderança, em termos de distribuição de equipamentos, a nível anual, pela primeira vez.

A TrendForce também concorda que o lançamento do iPhone 15 poderá catapultar a Apple para a liderança do mercado. A analista de mercado diz que a Samsung teve uma quebra de 12,4% no segundo trimestre de 2023. O lançamento dos novos smartphones dobráveis no terceiro trimestre pode dar novo fôlego à Samsung, mas o seu impacto no crescimento será marginal, devido ao baixo volume de vendas quando comparado com os equipamentos Galaxy S, diz a analista.

Na sua análise, a Apple e Samsung estão cada vez mais lado-a-lado na liderança do mercado e das suas projeções anuais. E bastará que o lançamento do iPhone 15 supere as expetativas do mercado para então superar a Samsung na liderança das vendas.