Os rumores sobre a revelação do iPhone 15 já apontavam para setembro e, agora, a Apple acaba de confirmar que o seu próximo evento está marcado para o dia 12 desse mês.

O evento, que seguirá o mote “Wonderlust”, decorrerá a partir do Apple Park em Cupertino e, à semelhança de anos anteriores, poderá ser acompanhado através de uma transmissão online, a partir das 18h00 (hora de Lisboa) no website e canal de YouTube da empresa.

Espera-se que a “família” iPhone 15 seja um dos principais pontos de destaque do Apple Event. Tendo em conta as novas regras da União Europeia, a próxima geração do iPhone substituirá a porta Lightning por uma USB-C.

iPhone 15 pode ser (um pouco) mais rápido a carregar e apresentar uma nova cor
iPhone 15 pode ser (um pouco) mais rápido a carregar e apresentar uma nova cor
Ver artigo

Os mais recentes rumores focam-se na velocidade de carregamento, dando conta de um aumento de velocidade no carregamento do iPhone 15, embora o cabo que o acompanha o esteja limitado a velocidades do USB-C 2.0. Por outro lado, acredita-se alguns modelos desta geração permitirão transferências de dados mais rápidas através do suporte Thunderbolt.

Recentemente, também foram partilhadas imagens dos cabos USB-C que vão acompanhar o iPhone 15, com 1,5 metros e disponíveis em diferentes cores, incluindo azul, rosa e amarelo.

De acordo com dados avançados por Mark Gurman da Bloomberg, a Apple poderá reduzir as molduras em torno dos ecrãs dos modelos Pro e Pro Max do iPhone 15, sendo esta uma mudança que pode também aplicar-se a uma futura geração do iPad.

Será este o aspecto do iPhone 15? Clique nas imagens 

Mark Gurman detalha também que os modelos standard e Plus vão substituir o notch por “ilhas dinâmicas” no ecrã, chegando com melhorias nas câmaras e com o chip A16. É também possível que os modelos Pro da linha contem com um novo design, seja por fora, com extremidades em titânio, como por dentro, e, no interior, podem trazer um novo processador de 3 nanómetros.

Os preços da próxima linha de smartphones da Apple podem registar aumentos fora do mercado norte-americano e Mark Gurman aponta também para a possibilidade de subidas no preço dos modelos Pro nos Estados Unidos.

Fora da linha iPhone 15, a imprensa internacional avança que a Apple revelará também uma nova geração do Apple Watch, assim como do modelo Ultra dos seus smartwatches. Poderão também surgir novidades em relação aos AirPods Pro e espera-se que a empresa da maçã revele mais pormenores sobre a data oficial de lançamento das versões públicas do iOS 17 e watchOS 10, revelados na edição deste ano da WWDC.