Em plena guerra dos serviços de subscrição, a qual ganhou um novo concorrente esta semana, a Disney Plus, a Apple poderá estar a preparar-se para uma nova estratégia de angariação de subscritores. Conforme avança a Bloomberg, citando uma fonte próxima da empresa de Cupertino, os serviços News+, Apple TV+ e Apple Music poderão ser reunidos num único pacote de assinatura mensal, num plano previsto para o próximo ano.

A estratégia terá obrigado a Apple a fazer novos acordos com as editoras de conteúdos para o News+, para que estes possam ser agrupados com outras ofertas digitais. O serviço, que arrancou em março, tem uma mensalidade de 10 dólares, dando acesso a dezenas de publicações, e funciona como uma espécie de Netflix para revistas e jornais em formato digital.

Apple poderá apresentar serviço de notícias no próximo mês
Apple poderá apresentar serviço de notícias no próximo mês
Ver artigo

No entanto, os fornecedores de conteúdos do News + já demonstraram alguma preocupação, porque até agora recebiam metade das receitas do serviço. Valor que pode ser reduzido pela partilha com os restantes serviços, já que o preço da mensalidade será dividido pelas três ofertas. Mas para o lado da Apple, ao oferecer três serviços premium por um valor apelativo, isso pode significar mais subscrições. Uma estratégia que a Amazon também aplicou com sucesso, ao cruzar diferentes serviços numa subscrição.

Até agora, o negócio das publicações na News + tem ficado abaixo das expetativas, pois tem poucos subscritores, e a partilha de 50% das receitas baseia-se no tempo que as pessoas são retidas a ler os artigos, de publicações como a The Wall Street Journal, Los Angeles Times, New Yorker, People, GQ, entre outras. Outra dificuldade das empresas tem sido lidar com a publicidade, visto que as políticas rígidas de proteção de dados da Apple impedem a segmentação dos leitores.

No mês passado, a Apple lançou o serviço de videojogos Arcade, numa oferta de mais de 120 jogos, com uma mensalidade de 4,99 dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.