Ainda está a ser apreciada a lista de equipamentos da Samsung que a Apple quer ver longe das lojas norte americanas, na sequência da recente vitória em tribunal nos Estados Unidos, mas a dona do iPhone já apresentou uma segunda queixa contra a fabricante coreana.

Em causa estão agora 21 produtos da Samsung, incluindo o Galaxy S III, e oito patentes. Esta queixa é uma atualização do processo entregue ainda em fevereiro, e diferente do que acabou por ser avaliado por um júri há duas semanas. Segundo a imprensa internacional esta nova queixa deverá ser julgada só em 2013, pela mesma juíza que avaliou o recente processo.

De acordo com a Apple, a Samsung continuou a violar as suas patentes, apresentando ao mercado produtos que são cópias de propriedade intelectual que está registada.

Nesta queixa a Apple referia inicialmente 17 produtos, um número que aumentou agora para 21, todos smartphones lançados depois do processo inicial, que foi entregue em abril de 2011.

Recorde-se que a 6 de dezembro vai ser avaliada a possibilidade de banir oito telemóveis da Samsung, na sequência da recente decisão do tribunal californiano, incluindo o Galaxy S2 e o Galaxy S 4G, mas este é apenas mais um episódio da complexa guerra de patentes que envolve as duas empresas.

A Apple já tinha tentado impedir – em junho deste ano – as vendas do Galaxy S III, mas a juíza Lucy Koh não aceitou a anexação deste pedido ao processo que já estava em curso.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha na utilização de maiúsculas / minúsculas.